IMMT a serviço da comunidade macaense

03/08/2006 14:52:59 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Seja para atender secretarias, fundações, empresas ou comércio, o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) – uma autarquia da secretaria de Ciência e Tecnologia - não mede esforços para, com seus sete laboratórios, prestar serviços de calibração e ensaios em instrumentos de medição. De acordo com o gerente técnico do IMMT, João Sant’Anna, o instituto também atua em atividades de treinamento e apoio científico e tecnológico, além de contribuir com as diretrizes do governo municipal no que se refere a serviços de apoio à indústria e ao desenvolvimento.

- Colaboramos para a redução de custos, aumentando a produtividade e a competitividade das empresas prestadoras de serviços, na área de petróleo e gás -, lembra Sant’Anna. Outra ação do IMMT trata de implantar taxímetros em Macaé, conforme orientações da administração municipal. “Executamos a instalação e a manutenção dos taxímetros, que serão avaliados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ)”, avisa.

Situado na Rua Perjentino Gomes, 139, Botafogo, o IMMT se configura como uma das poucas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) locais, tendo a metrologia como principal área de atuação. Criado em 2001 como autarquia municipal, vinculada à secretaria de Ciência e Tecnologia, objetiva atender as crescentes demandas de calibração de instrumentos e ensaios, além de prover soluções para a garantia da qualidade industrial com rapidez e eficiência.

Atendendo as necessidades de calibração de instrumentos de pressão, o instituto é um dos poucos prestadores de serviço regionais acreditado pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) nessa grandeza, realizando medições em dimensional, elétrica, audiometria – todas em estágio avançado de acreditação pela RBC.

O IMMT também conta com laboratórios de massa, temperatura e fluido com rastreabilidade junto ao INMETRO. Também presta consultorias e auditorias, avaliação da conformidade em produtos, processos, sistemas e ensaios de instrumentos.

- Compartilhar conhecimentos, investindo no capital intelectual, é um fator fundamental para garantir a sustentabilidade de uma região. Essa é a motivação de mais um desafio do IMMT: qualificar a mão-de-obra regional, inserindo-a cada vez mais no contexto científico, tecnológico e inovador -, enfatiza o gerente. Em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda, o instituto tem priorizado a disseminação da cultura tecnológica, por intermédio de treinamentos em metrologia, tecnologia industrial básica e outros curso que atendam as demandas da Bacia de Campos. “Além disso, realizamos treinamentos ‘in company’, atendendo as necessidades específicas de cada empresa”, conclui Sant’Anna.