O laboratório de Pressão do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) conseguiu o Certificado de Acreditação de Laboratório, emitido pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) do Instituto Nacional de Metrologia.
O governo de Riverton Mussi acaba de conseguir importante vitória, através da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia. Trata-se do Certificado de Acreditação de Laboratório, emitido pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) para o laboratório de Pressão do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT).
O LABPRE (Laboratório de Pressão) foi aprovado sem dificuldades num processo que durou um ano e meio. Em dezembro do ano passado, técnicos do Inmetro passaram dois dias no instituto, avaliando a técnica-metrológia. Foram analisados documentos, processos de calibração e execuções das medições. Ao final, os auditores apresentaram relatório, aprovando a calibração de pressão do laboratório.
Segundo o secretário Guilherme Jordan, a grandeza Pressão foi escolhida como prioritária para calibração dos instrumentos pela RBC, devido ao volume dos instrumentos existentes, hoje, na Bacia de Campos. “Em ordem de grandeza existem cerca de 25 mil manômetros na Petrobras e nas empresas prestadoras de serviços. Normalmente esses instrumentos devem ser calibrados uma vez por ano, apresentando uma demanda maior do que as demais grandezas”, declarou.
Depois de implantados todos os procedimentos, a Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro concedeu Acreditação ao Laboratório em janeiro de 2005, segundo os requisitos na NBR ISO/IEC 17025/2001. Conforme Jordan, para a área de pressão foi dada prioridade, com isso, o laboratório do IMMT torna-se o primeiro a ser Acreditado.
Existem no IMMT, hoje, oito laboratórios: Pressão, Dimensional, Elétrica, Temperatura, Massa, Vidraria, Dessimetria e Audiometria. Desses, quatro estão em fase de credenciamento que são Massa, Dimensional, Audiometria e Temperatura.
Calibração - A Rede Brasileira de Calibração deve ser entendida pela sua atuação na coordenação do sistema metrológico brasileiro, operando em sintonia com os Laboratórios Metrológicos do Inmetro. Estabelece vínculo com as unidades do Sistema Internacional (SI) constituindo a base técnica imprescidível ao livre comércio entre áreas econômicas preconizado nos mercados globalizados.