logo

IMMT oferece curso de Instrumentação Básica Industrial

19/05/2006 11:39:49 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) está oferecendo o curso de Instrumentação Básica Industrial. O objetivo é capacitar trabalhadores para atuar na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia. Tudo isto, a partir de conceitos básicos aplicados à instrumentação, além de tratar técnicas de medição de processo. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, a importância do evento deve-se ao fato de a instrumentação estar muito presente no dia-a-dia offshore, uma vez que nas plataformas há inúmeros instrumentos em diversas grandezas.

As inscrições para o curso podem ser feitas no IMMT, através do telefone: 2791-3871 (falar com Bruna Ferreira), ou pelo e-mail bferreira@immt.rj.gov.br. As aulas acontecem entre os dias 29 de maio e primeiro, cinco e oito de junho, sempre de 17h às 22h. O local será na sede do Instituto, na Rua Perjentino Gomes, 139, Botafogo. A duração total é de 40 horas, sendo cinco horas por dia. O valor a ser pago é R$ 300 e a exigência é que a pessoa tenha o nível médio completo.

Guilherme Jordan disse ainda que este curso tem grande demanda devido à necessidade de profissionais qualificados em instrumentação. Para ele o IMMT continua empenhado em capacitar a mão-de-obra da Bacia de Campos, inserindo mais pessoas no mercado offshore. “Inclusive os cursos do Instituto são referência para os trabalhadores de Macaé e região por proporcionar qualificação e abrir as portas de empresas onde eles possam atuar”, acentuou o secretário.

Através do curso de Metrologia Básica, ocorrido em abril de 2006, dois ex-alunos foram contratados, conseguindo preencher vagas no mercado de petróleo. José Roberto Guimarães da Silva, que atua como instrumentista na Fluke Engenharia, disse que o curso lhe deu qualificação, conhecimento, abrindo-lhe as portas para exercer o novo trabalho. Ele também fez curso de Medição Dimensional no Instituto. Já Gustavo Hatab Coelho, Auxiliar de Inspeção, destacou que os conhecimentos adquiridos no curso colaboraram para sua contratação pela Brascabo. “Futuramente vou atuar nesta área, por enquanto trabalho com inspeção de solda”, explicou.


IMMT

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia foi elevado à condição de autarquia do município de Macaé pela Lei nº 2115/2001, de cinco de junho de 2001. O IMMT desenvolve atividades de calibração de instrumentos de medição, além de realizar pesquisas e desenvolver ensaios. O órgão também faz auditorias técnicas metrológicas e fornece suporte técnico às empresas na área de qualidade e aumento de produtividade em produtos e serviços.

Conforme disse seu gerente técnico, João Sant’Anna, o IMMT está subdividido em sete laboratórios: vidraria, temperatura, massas, pressão, elétrica, audiometria e dimensional. “O de pressão tem acreditação RBC, mas os laboratórios de elétrica, audiometria e dimensional estão em fase de implantação deste selo”, conta ele.

No laboratório de vidraria calibram-se instrumentos de medição de volume como provetas, pipetas, balão volumétrico e béquer. Já no de temperatura, há calibração de termômetros de atuação elétrica e à gás da área industrial. No laboratório de massas, são calibradas balanças comerciais Classe III de uma miligrama a 160 quilos. Isto abrange as balanças do mercado, inclusive as de saúde como as balanças pediátricas (neo natal) e de adultos. “É recomendável que sejam calibradas em seu local de uso em função de ajustes característicos do ambiente que se encontra”, disse o técnico em metrologia Dílson Dilberto Coutinho de Fiúza.

O laboratório de pressão oferece aferição de manômetros até 30 mil PSI, com RBC até 20 mil PSI. São manômetros e instrumentos de pressão em geral. O laboratório elétrico calibra multímetros e alicates amperímetros e outros instrumentos de medidas elétricas. O laboratório de audiometria realiza calibração em audiômetros e ensaios em cabines audimétricas, além da parte de ruído ambiental. Já o laboratório dimensional promove a calibração de paquímetros, micrômetros, relógios comparadores e relógios apalpadores. “Além disso, avaliamos trechos de medição de vazão e placas de orifícios”, conclui Dílson Coutinho.