Fazer com que o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) atraia para o município relevantes projetos para o desenvolvimento local, principalmente em apoio a atividades econômicas como a exploração de petróleo, comércio, saúde, educação e construção civil – tudo isso vinculado à metrologia – é o objetivo do presidente do IMMT, engenheiro Guilherme Jordan.
Para isso, ele anuncia que o instituto participará dos editais como os da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), voltando seus esforços às áreas de metrologia e propriedade industrial. Esses projetos têm início em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense – Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Uenf/Lenep) que proporcionará a concretização dos trabalhos.
- Os editais já começam a ser abertos. E, entre os temas tratados nos editais, cujas publicações acontecem ainda em 2007, está a incubadora de empresas como um dos principais projetos – explica o presidente do IMMT, acrescentando que o prefeito Riverton Mussi estimula a parceria das atividades do instituto com o setor empresarial, disponibilizando terreno em posição estratégica com dimensões de 360 mil metros quadrados para o funcionamento da Zona Especial de Negócios.
Nesse caso, o papel da secretaria Executiva de Indústria e Comércio (Semic) – pasta também chefiada por Guilherme Jordan – será promover o desenvolvimento de novas empresas, além de estimular a criação de novos negócios. A Semic e a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços têm parceria posta em prática, fortalecendo o Arranjo Produtivo Local (APL), no referente à exploração de petróleo e atividades de outros setores.
- Outro projeto é a capacitação de pessoas em apoio à indústria do petróleo, dando suporte às micro e pequenas empresas, inseridas em APL – comenta Jordan.
Empresariado Local
Para fortalecer o canal de interlocução entre o empresariado local e a prefeitura, Guilherme Jordan reuniu-se com os dirigentes das principais instituições empresariais do município. O encontro aconteceu no Hotel Othon, na quarta-feira (15).
Na ocasião, Jordan disse que pretende fazer uma administração participativa, onde todos os agentes empresariais avaliem resultados e projetos, elegendo os que são possíveis de serem cumpridos. “Espero que juntos e de forma democrática possamos unir forças e agregar valores para o desenvolvimento de metas e estímulo a novas idéias, a fim de promover o crescimento do setor, fundamental para Macaé”, pontuou o secretário.
Guilherme ressaltou a parceria entre a administração municipal e o governo do estado com a finalidade de reativar a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codim), de maneira que empresas de diversos setores sejam instaladas em Macaé. Ele disse que a Zona Especial de Negócios tem o aval do Plano Diretor, secretaria de Fazenda, Procuradoria Jurídica, secretaria Especial de Desenvolvimento Local e da secretaria Executiva de Indústria e Comércio.
O secretário enfatizou que pretende prosseguir com os projetos em andamento, e apresentou planejamento estratégico até o final da atual gestão da administração municipal. Estiveram presentes no encontro representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Rede Petro, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além deles, participaram da reunião organizações como: Coordenadoria de Comércio Exterior, Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços (Geps) e Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).