A secretaria municipal de Ciência e Tecnologia (SECTEC) será visitada, nesta semana, por uma equipe de auditores da Rede Metrologia do Rio de Janeiro para uma auditoria técnica nos laboratórios do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). A diretoria está finalizando os preparativos, visando assim, o processo de reconhecimento de competência técnica dos laboratórios do instituto.
De acordo com o gerente técnico do Instituto, João Carlos Sant’Anna, cada Estado tem sua Rede Metrológica. No Rio de Janeiro o IMMT será o primeiro a passar por esse processo de auditoria. Com isso, as empresas que fazem o serviço de calibração vão poder utilizar o bônus metrologia. “A utilização do bônus metrologia, instituído pelo Governo Federal, poderá ser feito pelas micros e pequenas empresas com a redução de cerca de 30% dos valores gastos nos serviços feitos por essas empresas”, afirmou.
Para João Sant’Anna, essa avaliação é extremamente importante para o desenvolvimento do serviço de calibração nos instrumentos de medição para as indústrias de Macaé e da Bacia de Campos. “Com essa iniciativa o governo municipal, através do Instituto Macaé de Metrologia – órgão vinculado à secretaria de Ciência e Tecnologia – fortalece as atividades no campo da calibração de instrumentos na região, possibilitando maior agilidade, competitividade e redução de custos desses serviços”, garante.
Uma das funções da Rede é promover e fortalecer os laboratórios do estado com o propósito de capacitá-los para atuar em conformidade com normas e práticas internacionais assegurando, dessa forma, a credibilidade da oferta de serviços e o pleno atendimento das demandas e necessidades de todos os setores produtivos fluminense.
Segundo João a visita desses auditores representa a confirmação da competência técnica que o Instituto vem adquirindo nas atividades no campo da metrologia, nesses cincos anos de implantação. “Os técnicos vão avaliar todo o sistema da qualidade, desde as matrizes de responsabilidade, controle de documentos, os procedimentos para tratamento da não-conformidade, bem como, todos os procedimentos técnicos para calibração de instrumentos e sistema de elaboração de certificados”, concluiu.