O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) promoveu nesta quinta-feira, (15), pela manhã, o curso “Avaliação de Certificados de Calibração”. Segundo a gerente de qualidade do Instituto, Renata Guiscem Nogueira, o objetivo do curso foi informar e familiarizar gerentes de qualidade e responsáveis pela área de calibração das empresas de Macaé e região, sobre como utilizar e avaliar certificados de calibração. “As 15 vagas foram preenchidas”, contou.
Para o professor do curso, o gerente técnico do IMMT, João Sant’Anna - que mostrou aos profissionais a importância e a abrangência destes trabalhos no mercado – o curso seguiu as diretrizes do governo, de promover a qualificação da mão-de-obra para as empresas offshore de Macaé e região. “A aula contribuiu significativamente para as análises necessárias de medição, efetuadas pelas empresas, com vistas a prestar serviços especializados que atendam às exigências do mercado”, explicou.
Dentre as empresas que enviaram profissionais para participar do curso estiveram a Fluke Engenharia, a B.J. Service e a Flexibras Tubos Flexíveis – todas atuam no segmento offshore. De acordo com o projetista de equipamentos, Alex Sandro da Silva de Oliveira (28), que participou da aula, por meio da sua empresa, a Supply Drill, sua intenção foi adquirir conhecimentos sobre outras áreas da empresa. “Sou gerente de uma das bases e aprendi sobre as normas do sistema de qualidade, exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e outros institutos de certificação”, comentou.
Alex Sandro é macaense e disse que as áreas da Supply Drill são: teste de carga, manutenção de guindastes e cabos de aço, inspeção, fabricação de equipamentos e, é claro, certificação de equipamentos. Já o também macaense Rodrigo Perdomo de Jesus, de 20 anos, que soube do curso lendo matéria no jornal, disse que seu objetivo foi aprender com mais profundidade estes conteúdos para futuramente ser inserido no mercado de trabalho, uma vez que, atualmente, apenas faz curso técnico de segurança no trabalho.
Renata Guiscem explica que alguns dos que fizeram o curso estão buscando recolocação no mercado de trabalho, através da qualificação e atualização, de acordo com as exigências das empresas.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, disse que as empresas devem aprimorar continuamente a eficácia de seus sistemas de gestão. “Por isso, é importante conhecer os resultados da calibração, através da análise dos certificados”, afirmou.
De acordo com ele, as firmas devem assegurar a competência de todos os profissionais que avaliam resultados, inclusive os relatórios de calibração. “O curso aconteceu para os que desejam conhecer e ampliar seus conhecimentos no uso e avaliação de certificados de calibração”, lembrou o secretário. Como exemplo de equipamentos, que devem ser periodicamente calibrados, Jordan citou manômetros digitais e analógicos, paquímetros, micrometros e multímetros.