Uma equipe de auditores da Rede Metrologia do Rio de Janeiro (REMERJ) esteve, durante dois dias (10 e 11), visitando a secretaria de Ciência e Tecnologia para uma auditoria técnica nos laboratórios do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). Os técnicos avaliaram as atividades realizadas nos laboratórios de Pressão (LABPRES) e de Elétrica (LABEL).
Os auditores avaliaram todo o sistema da qualidade, no que tange, aos requisitos do sistema ISO 9000, bem como, a NBR ISO 17025, que orienta as práticas para os laboratórios de calibração e ensaios. Os inspetores acompanharam os procedimentos, os métodos de calibração e avaliação feitos pelos técnicos do Instituto e, também, os procedimentos para a entrada de pedidos de clientes, as especificações técnicas de materiais, serviços de informações e os procedimentos de emissão de certificação. Após o trabalho de avaliação, os auditores reconheceram a competência dos laboratórios do IMMT e os recomendaram para a prestação de serviços em sua área de atuação.
Na opinião do gerente técnico do Instituto, João Carlos Sant’Anna, a auditoria vem confirmar, que o sistema de controle implantado no IMMT, vem preenchendo os requisitos necessários. “Essa avaliação é extremamente fundamental, pois, aumenta nosso nível de confiabilidade para atender as empresas prestadoras de serviços em Macaé”, disse.
Já para o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, a avaliação é importante para o município por possibilitar que, futuramente, as pequenas e médias empresas possam utilizar o bônus metrologia. “Isso vai resultar numa redução nos preços de serviços de calibração em torno de 30% dos valores gastos nos serviços feitos por essas empresas”, concluiu.