Com o reconhecimento da competência de seus laboratórios comprovada por várias entidades ligadas à área da Metrologia, o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, começa a ampliar suas atividades no setor de Saúde.
Para isso, os gerentes técnicos João Carlos Sant’Anna e Bruna Vasconcelos participaram, nos dias 9 e 10 deste mês, do MetroSaúde 2005 – Simpósio de Metrologia na Área da Saúde – no Conselho Regional de Química, promovido pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo. “A Metrologia tem um campo de atuação muito vasto no setor de saúde, com atividades a serem ainda desenvolvidas”, explica Bruna Vasconcellos.
De acordo com João Sant’Anna, o Instituto já realiza trabalhos importantes na Saúde como a aferição dos aparelhos de pressão arterial humana (Esfigmomanômetros) e das balanças pediátricas e neonatais. “Voltamos com muitas idéias e propostas para ampliar ainda mais nossas atividades nessa área”, completa.
Segundo Bruna, alguns temas abordados no Simpósio estavam diretamente ligados ao Instituto como, por exemplo, “A Importância da Metrologia na Área da Saúde”; O Papel da Anvisa, do Inmetro e da Indústria”; “Relevância da Metrologia nos Laboratórios Médicos e Clínicos” e a “Confiabilidade Metrológica nas Avaliações da Exposição dos Trabalhadores aos Riscos Originados pelas Condições de Trabalho”.
- Agora é colocar esse conhecimento em prática no desenvolvimento de novos projetos e difundir para as pessoas a importância dessa ciência, já que ela esta relacionada a muitas coisas em nossa vida e, muitas delas não damos conta”, lembra a gerente.
Com esse curso, o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, afirma que os gerentes adquiriram informações e novos conhecimentos sobre a Metrologia ligada ao setor de saúde que vão beneficiar toda a sociedade. “Com isso, acreditamos que o Instituto possa acompanhar os aperfeiçoamentos que essa ciência possibilita para a melhoria da qualidade de vida da população”, concluiu.