logo

Implantação da Política Nacional de Humanização é discutida no Hospital Público de Macaé

10/11/2014 15:57:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

O Grupo de Trabalho de Humanização se reúne semanalmente no Hospital Público de Macaé

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), formado por profissionais de várias áreas de atuação do Hospital Público de Macaé (HPM), se reúne semanalmente para discutir como implantar as ações da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (MS). As ações já funcionam no Hospital Odilon Behrens, Belo Horizonte, Minas Gerais.

O diretor-superintendente do HPM, Márcio Bittencourt, explica que a proposta é possibilitar e incentivar as reuniões do grupo, para que na prática as ações traçadas pela Política Nacional de Humanização não interfiram no trabalho.

- Estamos abertos ao diálogo com todos os profissionais que compõem a equipe do hospital. Gosto muito de trabalhar em equipe e acho importante a opinião de cada um deles para que possamos construir juntos e implantar de fato a Política de Humanização no HPM -, pontuou.

A assistente social Adriana Marques, que trabalha no hospital, explica que essa ideia de criar o GTH surgiu após a participação em um curso de capacitação ministrado por técnicos do Ministério da Saúde, em 2011, no Rio de Janeiro.

- É um trabalho a longo prazo. Precisamos ouvir cada um dos profissionais do hospital para que, juntos, possamos implantar a Política Nacional de Humanização em nosso ambiente de trabalho. Uma delas é a proposta da visita aberta, onde o horário não seria restrito, pois o paciente, já debilitado precisa ter a presença do familiar mais vezes, até para contribuir no seu processo de recuperação -, detalhou Adriana.

Já a psicóloga Tatiana Marques destaca que, apesar de ser um processo longo, é necessário que todos os profissionais que trabalham no HPM possam participar e dar sua contribuição por meio da própria percepção do cotidiano. "É fundamental que, juntos, possamos construir e implantar a humanização no seu ambiente de trabalho", destacou.