logo

Implantação do programa habitacional da prefeitura marcou 2005

29/12/2005 15:09:26 - Jornalista: Catarina Brust

Com o enfoque na inserção social, a prefeitura de Macaé iniciou esse ano, o Programa Habitacional do município. Com a construção de 307 unidades no Bosque Azul, no bairro Nossa Senhora da Ajuda, o governo do prefeito Riverton Mussi, pretende atingir a meta de duas mil residências até o final da administração.

- Nesse momento voltamos esforços para o trabalho de inserção social da população mais carente. O objetivo maior desse governo é equilibrar o desenvolvimento econômico que é uma realidade de nossa cidade ao desenvolvimento social, analisa André Braga, secretário municipal de governo, ao fazer um balanço das atividades de 2005.

Braga reconhece as dificuldades iniciais de adaptação de um novo governo, que requer tempo e ambientação dos profissionais envolvidos na administração pública. Porém, o secretário de governo ressalta que os avanços conquistados esse ano, foram relevantes e de vital importância para as próximas etapas que virão. Dentro desse foco, a elaboração do orçamento para 2006, de acordo com o programa de governo, é apontada como uma das conquistas desse ano.

2005 também foi o ano da conclusão de obras de infra-estrutura iniciadas no governo passado. “Entendemos que somos uma continuidade de um governo que construiu importantes obras de infra-estrutura para a cidade, e temos que dar andamento a essas obras de grande porte”, explicou Braga.

A conclusão da Linha Azul – com a construção de quatro pontes – é apontada pelo secretário, como uma das primeiras realizações do início do governo. Essa obra facilitou o acesso de milhares de visitantes que participaram da Brasil Offshore, em junho no Macaé Centro. André Braga aponta ainda várias obras que a prefeitura deu continuidade nesse ano: a conclusão dos terminais de ônibus que fazem parte do projeto do novo Sistema Integrado de Transporte; duplicação da Rodovia do Petróleo na entrada da cidade; reforma da praça do Rodo, no bairro do Visconde de Araújo; ampliação do Programa Saúde da Família e inauguração do Posto de Saúde de Glicério; reformas em escolas municipais; reforma de pontes na região serrana; obra das casas populares, do Complexo Universitário e do Nupem. Foram entregues também gabinetes odontológicos para o Programa Saúde da Família, na Fronteira, Aterrado do Imburo, Lgomar e Cajueiros.

Grandes obras em 2006

Dentro da meta de inclusão social, que abrange qualificação profissional, moradia digna, urbanização de bairros periféricos e o ordenamento do uso e ocupação do solo (dentro do novo Plano Diretor), André Braga, aponta grandes realizações para 2006.

- A prefeitura iniciará a urbanização do Lagomar e do Novo Botafogo (este também ganhará novo recapeamento asfáltico) , a construção da avenida Industrial (que liga a Linha Azul ao Pólo Industrial), o projeto Bairro Feliz, recapeamento de diversas ruas do Centro, conclusão da orla do Pecado e obras de drenagem e manilhamento no Campo d’Oeste e Novo Horizonte – enumera o secretário de governo.

No início do governo, o prefeito Riverton Mussi, também mostrou autoridade e firmeza, na opinião de Braga, para conter o processo de invasões no município. “É uma ação que demonstra que a administração tem como prioridade ordenar as áreas de periferia de nosso município, uma vez que o crescimento econômico que se dá pela incrementação do setor petrolífero, nos trás essa grande demanda demográfica que impacta a cidade sob todos os aspectos. O governo municipal quer dar celeridade a administração para podermos acompanhar esse crescimento acelerado que passamos hoje”, explica.

O secretário acrescenta ainda que o orçamento de 2006 está em total sintonia com o programa de governo. “Moldamos a administração na direção que será seguida nos próximos quatro anos. Com a conclusão de obras e a implantação de novos projetos, a atual administração já traçou sua meta e mostrou o caminho que irá seguir nos próximos anos: o desenvolvimento para todos”, concluiu.