logo

Inauguração do Parque Atalaia será no dia 22 de julho

03/05/2006 14:48:05 - Jornalista: Catarina Brust

O Parque Municipal Natural Fazenda Atalaia será inaugurado dia 22 de julho. Para isso, a prefeitura de Macaé está fazendo reformas nas estruturas existentes, construindo alojamentos, administração e viveiros. Com 235 hectares, o Parque Atalaia abriga espécies da fauna e flora da Mata Atlântica e terá um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cerras).

- O Parque Atalaia, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana e a Mata da Bendizia (que também vai ser uma APA) integram as Unidades de Conservação do município, aprovadas pelo Ministério de Meio Ambiente e as demais que vierem a ser criadas. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, também tem em seu plano de governo a criação da Unidade de Conservação do Frade, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, em visita às obras do parque.

Dotado de atrativos naturais com rios e muita mata, o Parque Atalaia abrigará um centro de pesquisa voltado para a educação ambiental e fiscalização da região. O Centro de Vivência do parque será direcionado a realização de palestras para os estudantes e pesquisadores que visitarem o parque. O Parque terá uma trilha de um quilômetro para visitação, além da já existente utilizada para fiscalização diurna e noturna principalmente no combate à caça de animais.

Dois viveiros serão construídos no parque: um para o centro de reabilitação de animais silvestres e outro para educação ambiental.

- O parque tem muitas espécies importantes de primatas, como o macaco bugio, pássaros como o papagaio e o tucano, além de preguiças e outras espécies. Os animais de Mata Atlântica que sofrerem algum tipo de agressão, como atropelamentos ou forem entregues à secretaria Municipal de Meio Ambiente, irão para o Cerras para serem reintroduzidos em seus habitats, explicou o biólogo da secretaria, Alexandre de Souza.

Fernando Marcelo Tavares também lembrou que serão colocadas no parque, placas de identificação nas árvores e também mostrando os animais mais marcantes que são encontrados no local. A intenção é facilitar o reconhecimento para os visitantes, estudantes e pesquisadores quando visitarem o parque.