Foto: Flávio Sardou
A entrega da nova estação à população foi feita pelo prefeito Dr. Aluízio
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, entregou à população de Glicério, na região serrana, a nova Estação de Tratamento de Esgoto, ETE, em inauguração na tarde de quarta-feira 19, Dia Mundial do Saneamento Básico. Esta ETE representa mais um passo no cumprimento da meta do governo de sanear todo o município até 2016.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de vereadores, secretários municipais, do Grupo de Terceira Idade Serra Verde e de moradores da localidade, que foram saudados pelo presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento, ESANE, responsável pela construção da Estação, Marcos Muffareg, que ressaltou a importância da Prefeitura estar entregando, no Dia Mundial do Saneamento Básico, o primeiro equipamento sanitário da região serrana, com recursos do próprio município e que contou com o empenho dos funcionários da Empresa de Saneamento.
Destacou ainda Muffareg o apoio da Secretaria de Ambiente do município na liberação da licença para o funcionamento da ETE Glicério, que já funciona há um mês, com padrão de eficiência de mais de 90% no tratamento do efluente, devolvendo ao ambiente o esgoto tratado e de acordo com o padrão do Rio São Pedro, importante meio hídrico da serra macaense.
Os vereadores Jocimar Gomes de Oliveira (Boca), Nilton Cesar Pereira (Cezinha) e Renata Tomaz Paes parabenizaram o prefeito e a ESANE pela obra, significativa para a região serrana, pela proteção dos meios hídricos, uma riqueza que orgulha Macaé, por representarem os rios e as cachoeiras uma atração turística que movimenta a economia macaense.
Para o prefeito Dr. Aluízio, a inauguração da ETE nada mais era do que uma obrigação do município para preservar o riquíssimo meio ambiente da região serrana. “O saneamento básico é uma pauta do governo que reconhece que, em pleno século XXI, Macaé ainda é deficiente em infraestrutura, no tratamento da água e do esgoto. “Deveríamos estar em outro estágio, mas ainda é época de inauguração”, colocou o prefeito lembrando que há dois anos, ao assumir a Prefeitura, Macaé tinha 0% do esgoto tratado.
O prefeito ressaltou a importância do tratamento da água e do esgoto, fundamental para qualquer população e que, além de ser uma ação de saneamento, é uma ação de saúde pública. “O país está vivendo um período de forte estiagem, com mais de 80 dias de seca, e isso acontece também no nosso município. Para enfrentar este problema, estamos estudando a criação da Agência Municipal de Águas que terá como prioridade a preservação dos corpos hídricos macaenses”, pontuou o prefeito.
A Estação de Tratamento de Esgoto de Glicério custou aos cofres públicos R$ 833 mil. Além desta, o prefeito inaugurou naquela tarde a ETE do Sana. A ETE de Glicério é do tipo UASB, realiza tratamento a nível terciário, com associação em série de reatores anaeróbios, biofiltros, decantador secundário, desfosfatação e raio ultravioleta, com eficiência de remoção de matéria orgânica superior a 90%, o que representa muito para o Rio São Pedro, afluente do Rio Macaé.
A nova ETE de Glicério é compacta, tem formato retangular, com 12 metros de comprimento, 6 de altura e 6 de largura. Foi construída com placas de aço 1020 e com revestimento de fibra de vidro, para evitar a corrosão normal do efluente e dar maior durabilidade. A tecnologia é a mesma empregada na ETE do Mutum, que está em pleno funcionamento. Tem vazão 5,0 litros de esgoto por segundo (l/s), podendo ser aumentada para 9,0 litros por segundo, para acompanhar o crescimento da localidade. Conta com para-raios e queimador para queima do gás metano resultante do processo de tratamento do esgoto.
Entre as vantagens da construção desta ETE estão a simplicidade da operação, o baixo custo de implantação e operação, o baixo impacto em ambiente urbana, no que diz respeito ao ruídos, odores e visuais. E gera 60% menos iodo em comparação aos processos convencionais.