Foto: Bruno Campos
O Pronto Socorro do Aeroporto se destaca pelo grande número de atendimentos: quase 30 mil por mês
O Pronto Socorro do Parque Aeroporto recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), uma sala de ultrassonografia. Esse atendimento beneficiará cerca de 600 pessoas por mês. Durante todo o mês de março, acontecerá um mutirão que prevê o atendimento a aproximadamente 120 pacientes por semana. Além dos exames marcados na unidade, a nova sala de ultrassonografia receberá encaminhamentos da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria. Os resultados são entregues na hora.
Para o secretário de Saúde, Flávio Antunes, a prestação desse serviço no Pronto Socorro do Parque Aeroporto é uma grande conquista do governo municipal. "Nossa intenção é dar mais conforto, principalmente, à população desse bairro tão extenso e a dos bairros do entorno. Os moradores dessas localidades, que são mais carentes desse tipo de serviço, terão mais comodidade no atendimento", disse.
A marcação de ultrassonografias no Pronto Socorro do Parque Aeroporto acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas. Neste mês, os exames serão realizados excepcionalmente nos turnos da manhã e da tarde, às terças e quartas-feiras. A partir de abril, serão feitos no turno da manhã, às quartas e quintas-feiras. A sala de ultrassonografia também poderá, em caso de necessidade emergencial, receber pacientes do Hospital Público Municipal (HPM).
A auxiliar de enfermagem, moradora do Parque Aeroporto, Maria das Graças dos Santos Azevedo, 55 anos, foi a primeira a ser examinada na nova sala. Fez uma ultrassonografia de joelho. "Para mim, por causa das dores no joelho, seria muito sacrificante me deslocar do bairro. O atendimento aqui foi muito bom", ressaltou.
Quase 30 mil atendimentos por mês
O Pronto Socorro do Parque Aeroporto se destaca pelo grande número de atendimentos de baixa complexidade, que chegam a quase 30 mil por mês. São cerca de 24 mil de emergência e aproximadamente 4 mil ambulatoriais, em mais de 9 mil pacientes mensalmente.
Além dos serviços de urgência e emergência, são oferecidos os ambulatoriais e de clínica médica adulto e pediátrica e ainda psiquiátrica. Nessa especialidade, a unidade é referência no município. A média diária chega a 5 mil atendimentos totais. Outro destaque é grande número de curativos, cerca de 100 diariamente. Soma-se a isso, as mais de 6 mil radiografias por mês, quase a totalidade das realizadas pela rede municipal.
Na unidade são feitos encaminhamentos, nos casos de média e alta complexidade, para o Hospital Público Municipal (HPM), que atende em todas as especialidades clínicas e cirúrgica, com 33 médicos, em plantão 24 horas. Ou ainda, as crianças são direcionadas à Unidade de Emergência Pediátrica (UEP), também de referência do município. O pronto socorro recebe, além de moradores do populoso bairro Parque Aeroporto, os dos demais bairros da cidade, dos distritos da região serrana de Macaé e ainda de outros municípios.
Nova ala
Com quase vinte anos, a unidade foi ampliada e, no ano passado, recebeu uma nova ala. O antigo prédio passou a ser o centro dos atendimentos psiquiátricos do município. A equipe de assistência social faz mensalmente mais de 500 atendimentos emergenciais nessa área e os psicólogos, cerca de 200. No anexo são feitos os atendimentos de urgência e emergência e os clínicos adulto e pediátrico.
A nova ala conta com nove cadeiras para hidratação, disponíveis, em especial, para atender a população em caso de epidemia de dengue. Para que o protocolo de procedimentos com pacientes com suspeita de dengue seja cumprido para se evitar mortes pela doença uma estratégia foi montada no pronto socorro. Um funcionário de cada plantão foi designado para ser o multiplicador em cada consultório e em cada área ambulatorial sobre protocolo, conforme orientado durante o I Fórum Municipal sobre Dengue, realizado neste mês.
O anexo tem ainda dois consultórios para clínica médica e um para pediátrica. Há duas enfermarias, masculina e feminina, com cinco leitos cada, e também um leito disponível para pacientes com politraumas. A unidade tem ainda dois leitos pediátricos. Mas a preferência, nesses casos, é o encaminhamento para a Unidade de Emergência Pediátrica (UEPE). O novo prédio já está sendo ampliado. O número de consultório neste ano passará de três para cinco.
Curativos e testes para alergias
Os testes para alergias respiratórias e de contato, referentes a patologias dermatológicas, necessários para o tratamento da asma, rinite e reações a picadas de mosquito é uma das peculiaridades do pronto socorro do Parque Aeroporto. O serviço é feito através de encaminhamento pelos alergologistas da rede. "O paciente tem o resultado do teste respiratório na hora. Recebe a primeira dose da vacina no pronto socorro e assiste a uma palestra de orientação para o tratamento. Depois ele recebe de dois em dois meses as vacinas. Nós já iniciamos o projeto para atendermos a pacientes com alergias alimentares", disse a alergologista Maria Ângela Hilel.
Também os curativos em geral e em especial de pés diabéticos ou de pacientes com úlceras e problemas vasculares são referências municipais. O serviço é oferecido inclusive aos fins de semana. São cerca de 1.417 curativos mensalmente.
"Desde o ano passado o atendimento melhorou muito. É respeitoso, atencioso e muito bem feito. Além disso, não faltam remédios", disse o aposentado Aladel Ribeiro Vitor, 65, que desde março do ano passado precisa de curativos semanais em uma lesão vascular.
Também a moradora do Planalto da Ajuda, Luciana de Almeida, 43 anos, mãe de Rafael, 12, que caiu de bicicleta, elogiou o procedimento "Quando alguém da minha família precisa de curativo, sempre somos bem atendidos aqui. O atendimento foi bom e rápido e agora meu filho tem consulta com o pediatra".
O pronto socorro conta com um alergista/imunologista; três cardiologistas; cinco médicos clínicos; três dermatologistas; quatro ginecologistas; dois ginecologistas-obstetras; onze nefrologista; dois neurologistas; um nutricionista; três ortopedistas; quatro pediatras; duas psicólogas e quatro psiquiatras.