logo

Inaugurado Laboratório de Pesquisa do Esporte da UFRJ no IMMT

31/10/2013 13:05:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

Laboratório Integrado de Pesquisa em Ciências do Esporte será utilizado para o atendimento a atletas

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé (UFRJ/Macaé) inauguraram na tarde de quarta-feira (30) o Laboratório Integrado de Pesquisa em Ciências do Esporte (Lapice). Os novos equipamentos serão utilizados para o atendimento a atletas, inclusive os contemplados com o Bolsa Atleta da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur). Além disso, eles vão permitir a maior qualidade das medidas para a produção de pesquisas pela universidade.

Essa iniciativa partiu da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da UFRJ/Macaé, que pretende conciliar as atividades de pesquisa com as de extensão. Seu objetivo é que inovações, possíveis novos produtos e tecnologias sejam alcançadas, a fim de que o esporte e a pesquisa nacionais tenham reconhecimento internacional. O laboratório será ainda uma oportunidade para a capacitação de professores.

Um capítulo sobre densidade óssea em uma publicação internacional é uma das conquistas já obtida pela equipe de pesquisadores da UFRJ que atuam no IMMT. Com a aquisição pela universidade dos equipamentos: analisador de gases VO2000, para medir o desempenho dos atletas; esteira ergométrica de potência e o bioimpedância, para avaliar a composição corporal, a perspectiva é que tanto as pesquisas, quanto o atendimento aos atletas avancem. Atualmente, de trinta a quarenta atletas e para-atletas são assistidos pelos pesquisadores da UFRJ.

Inicialmente o atendimento prestado à equipe macaense de basquete, por exemplo, era feito no ginásio do Tênis Clube de Macaé (Juquinha), no Centro. Apenas aparelhos portáteis eram utilizados, o que limitava as pesquisas e a avaliação dos atletas. Seis docentes, três mestrandos, um doutorando, oito estudantes de iniciação científica, seis bolsistas do projeto Jovens Talentos e quatro graduandos estão envolvidos com essa atividade.

- Nosso propósito principal é promover a capacitação dos pesquisadores e o incentivo à investigação científica. Outra meta é a valorização do esporte, um instrumento de inclusão social e meio para a redução de problemas nas áreas de saúde e de educação - ressaltou a coordenadora do Lapice e docente da UFRJ, Beatriz Gonçalves Ribeiro.

Também o presidente do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), Francisco Esteves, reforçou que a investigação científica é o motor do desenvolvimento regional, e defendeu o desenvolvimento do estado de forma equilibrada, valorizando o interior. “País rico é aquele que tem ideias. Precisamos de espíritos inovadores e empreenderes”, observou.

- A universidade é um elemento essencial para que tenhamos um ‘município inteligente’. Almejamos qualidade de vida para a população através da ciência e da tecnologia. O Parque Científico e Tecnológico virá concretizar esse espaço tão necessário à sociedade, onde a tecnologia no esporte e na educação também terá seu lugar - destacou o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Joelson Tavares.

O coordenador da Fesportur, Luiz Renato Martins, reforçou que o Lapice é uma importante contribuição para os esportes individuais e coletivos praticados em Macaé. “O município já tem atletas de nível nacional e internacional. Nossas performances serão cada vez melhores”, comentou.

Já o presidente do IMMT, Eduardo Neiva, pontuou a importância da qualidade das medidas para a obtenção de dados adequados à produção de pesquisas. “Em 2003, Macaé foi premiada por ser o primeiro município do mundo a controlar as medidas dos aferidores de pressão arterial. Agora damos mais um grande passo. A metrologia é fundamental para a garantia da eficácia dos processos de pesquisa da universidade”, completa.

Após a solenidade, houve uma miniaula para alunos dos cursos de Nutrição e Medicina e demonstração dos novos equipamentos. O evento contou ainda com uma apresentação do esporte radical sobre fitas elásticas, slackline.

Também compuseram a mesa de autoridades: a representante da Superintendência de Atividades Fora da Sede (Superafsede) e do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ/RJ, Elizabeth Accioly, o coordenador de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da UFRJ/Macaé, Moisés Clemente Cavalcante e o coordenador da Câmara Permanente de Gestão, José Walmir. O evento contou ainda com a presença de gestores municipais e da universidade.

O IMMT está instalado na Rua Alcides da Conceição, 159, no bairro Novo Cavaleiros, no Polo Industrial de Macaé. Informações sobre serviços do instituto podem ser obtidas pelo telefone (22) 2791-3871 ou pelo email immt@immt.rj.gov.br.