Incentivos aos assentados amplia produção de alimentos e gera renda

07/03/2014 15:31:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Guga Malheiros

Produção total em agosto de 2013 foi de 8,2 toneladas de feijão no Assentamento da Bendizia

O Assentamento da Reforma Agrária Fazenda Bendizia, localizado na Bicuda Grande no distrito de Cachoeiras de Macaé, está se tornando cada vez mais um eficiente produtor de alimentos, com geração de trabalho e renda. Implantado a partir de 1999, atualmente o Assentamento conta com 54 famílias, ocupando 54 lotes de 5,7 há cada. Essa fazenda tem 1.073 há.

De acordo com a secretaria de Agroeconomia da Prefeitura de Macaé, todos os lotes estão localizados na parte plana do terreno e apresentam boa fertilidade natural. No entanto, drenagens regulares são necessárias para que sejam realizadas produções rentáveis e para que alagamentos em épocas de chuvas intensas sejam evitados.

- A vocação natural destas áreas está voltada e indicada para as atividades agropecuárias, favorecendo os cultivos agrícolas mecanizados - explica o engenheiro agrônomo da secretaria, João Flôres.

Num processo de apoio para fomentar e dar condições de produção para todos os assentados, a secretaria de Agroeconomia disponibiliza o programa Patrulha Agrícola para preparo do solo, plantio e colheita da cultura do feijão, além de distribuir gratuitamente sementes fiscalizadas e insumos destinados ao aumento de produção deste alimento. Após concluída a colheita, a produção total em agosto de 2013 foi de 8,2 toneladas de feijão.

Já no Programa Plantios para Subsistência, no qual os próprios assentados escolheram as plantações de sua vontade e as utilizam tanto para consumo próprio da família e da vizinhança, como também vendendo os excedentes, a prefeitura atendeu 32 famílias que plantaram uma área de 35 há.

Para o ano de 2014, o mesmo apoio que o Assentamento recebeu da prefeitura no ano passado será renovado.

Rebanho Bovino

São 600 cabeças de gado na Fazenda Bendizia: sendo 166 vacas, resultando numa produção leiteira de 830 litros diários. E com o objetivo de promover melhorias na saúde dos animais (vacas, bois, garrotes e bezerros) - foram vacinados contra a febre aftosa em duas etapas da campanha durante o ano de 2013, além de vacinação contra a raiva, 100% do rebanho. A equipe da secretaria também prestou assistência técnica Zootécnica e Veterinária.

Em épocas de secas prolongadas, o rebanho bovino – principalmente as vacas leiteiras - sofre com a baixa qualidade do capim, resultando prejuízos aos criadores. Para resolver isso, a secretaria de Agroeconomia preparou e plantou áreas com cana forrageira para 16 produtores no Assentamento. Foram fornecidas mudas de cana próprias para uso alimentar das vacas leiteiras, além de calcário e adubo químico adequado.

Em condições normais de clima, a área plantada com cana forrageira poderá alimentar 100 % do atual rebanho de vacas leiteiras, por um período entre seis e sete meses, solucionando desse modo um grave problema enfrentado pelos criadores. Ao mesmo tempo, mostrando-lhes a possibilidade de produção de leite estável durante o ano todo.

Drenagem

Um dos fatores que limitavam o uso integral das áreas produtivas dos lotes e, ao mesmo tempo, uma antiga reivindicação dos assentados, foi , finalmente atendida com a Patrulha Agrícola rebaixando, dessasoreando e limpando todas as valas e canais, num total de 20.500 metros de canais limpos.

Dessa forma, se permitirá o escoamento rápido de águas de chuvas, minimizando perdas de produções ou danos às criações, beneficiando direta e indiretamente 50 famílias.

Recuperação da Estrada Interna

Após a espera de 12 anos, finalmente seis assentados da Fazenda Bendizia, cujo acesso dependia de uma estrada interna, viram seu sonho e suas necessidades atendidas.

Esta estrada veio aliviar a dura tarefa dos assentados de precisar carregar nas costas as suas produções, além da necessidade de atravessar uma precária ponte improvisada.

A estrada foi recuperada e tornada trafegável, favorecendo tanto o acesso das famílias dos assentados, como o escoamento das produções.