logo

Inclusão abrangente e cultural é o tempero da merenda escolar em Macaé

03/02/2025 11:41:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O secretário de Educação, Roberio Dias, participou da Capacitação de Merendeiras.

A Capacitação de Merendeiras da Rede Municipal de Ensino de Macaé abrangeu 370 profissionais que preparam e servem de 50 mil a 70 mil refeições por dia para alunos da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas 110 unidades escolares. Além do cuidado com o preparo e com a nutrição dos estudantes, a inclusão abrangente e cultural é um dos objetivos do treinamento. Fora o atendimento especial aos alunos com patologias alimentares, o programa Nutriafro, voltado à culinária africana e indígena, é um diferencial da Educação de Macaé é um destaque.

O Secretário de Educação, Roberio Dias, participou do encerramento da capacitação, na tarde de sexta-feira (31), na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, bairro Costa do Sol. O curso com carga horária de 4 horas, oferecido a quatro turmas, teve início na quinta-feira (30). Nas escolas municipais, alunos em horário parcial recebem em dias letivos desjejum ou lanche da tarde e almoço. Já o lanche da tarde nas escolas de Horário Integral é diferenciado do oferecido no desjejum, com a oferta de três refeições diferentes ao dia. O cardápio da Rede de Ensino é elaborado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação de Macaé (Semed).

O Coordenador da Merenda Escolar da Semed e gestor do contrato 086/2022 com a empresa Sepat, Maurício Cooper, ressaltou que a proposta é manter as merendeiras atualizadas sobre as regras para atendimento aos alunos. Nutricionistas da Sepat ministram esta capacitação semestralmente nos períodos de recesso escolar. A equipe de nutricionista da empresa é composta por 15 profissionais, incluindo uma nutricionista dedicada à Educação Nutricional. Ela prepara receitas simples nas salas de aula com os alunos para a promoção da alimentação saudável.

Inclusão


A nutricionista da Sepat, Ranah Coutinho, frisa que a capacitação abrange desde o momento em que as merendeiras chegam às unidades (com orientações sobre vestimenta), passando pelo preparo até a distribuição das refeições.

“Treinamos para a higienização do ambiente, para o oferecimento da porção per capita por segmento escolar, relacionamento entre equipes e recebimento e armazenamento de mercadorias. Fora esta capacitação semestral, preparamos todo novo funcionário e supervisionamos todas as merendeiras. Nosso cardápio é muito diversificado e além do prato, a criança recebe como complemento um suco ou fruta. Os pratos são calculados nutritivamente pela equipe da Semed, são coloridos e recebem produtos diretamente da agricultura familiar local, como feijão, bananas, tomates, chuchu, hortaliças e outros da época. As crianças também gostam bastante do Projeto Nutriafro, quando servimos tutu, feijoada, cuscuz, carne seca, entre outros pratos da culinária africana e indígena uma vez ao mês”, disse.

No ato da matrícula, o responsável do aluno deverá informar qualquer patologia do estudante, como alergia a leite, intolerância à lactose, diabetes, doença celíaca (reação imunológica à ingestão de glúten), entre outras, para que ele receba uma alimentação especial. “Neste treinamento enfocamos os riscos de contaminação cruzada. Por isso temos liquidificadores e outros utensílios destinados exclusivamente ao preparo de alimentos de alunos com determinada patologia. Até dentro do estoque, os produtos reservados às patologias ficam separados”, completa.

Uma delícia!


Há 21 anos atuando como merendeira da Rede Municipal e atualmente no Anexo do Colégio Municipal Renato Martins, no bairro Ajuda, Valdeia Peixoto, comentou sobre o treinamento. “Busca priorizar os alunos cada vez mais, incluindo crianças com patologias. Temos todo cuidado com as necessidades dos alunos e os tratamos com o maior zelo. Amo fazer o que faço e ouvir quando dizem que a minha comida estava uma delícia”.

A capacitação abordou os temas: Recursos Humanos; relacionamento entre equipes; manipulação dos alimentos; asseio pessoal; recebimentos, armazenamentos de mercadorias e romaneiros (relação dos volumes enviados); preparo e distribuição; preenchimento de planilhas e etiquetas; per capita e padronização de receitas; coleta de amostra e prova das preparações; organização e limpeza de equipamentos; manejo de resíduos e patologias.


Fotos Relacionadas