Alunos do projeto Bellezza, da Secretaria de Trabalho e Renda, aprendem a profissão de cabelereiro. Em parceria com a iniciativa privada, o curso é mais uma oportunidade de geração de renda para a população carente.
Cortar cabelo,já não é mais mistério para os alunos do “Projeto Bellezza”, cujas aulas são realizadas todas as tardes na Incubadora de Cooperativas, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SEMTRE). As aulas tiveram início no mês de março e prosseguem até setembro. O curso é uma parceria poder público e da iniciativa privada com as empresas Techint e Vilarejo Acabamentos.
Bem descontraídos, os alunos já estão colocando em prática o que aprenderam.
“Eu já fiz dois cortes”, conta entusiasmada a aluna Isabel Cardoso. A iniciativa de procurar o curso da Incubadora partiu da necessidade de ter uma nova profissão. “E o mundo da beleza é muito bom para ganhar dinheiro. Afinal toda mulher quer ficar bonita”, aposta a aluna.
Com o marido desempregado, Maria da Penha Ribeiro da Silva encontrou no curso da Incubadora uma forma de poder contribuir com as despesas de casa. “Gostei de fazer o corte degradé “, festeja Maria da Penha, lembrando de imediato, que sempre se sentiu atraída pela área da beleza. Após concluir o curso, Maria planeja abrir seu próprio salão. “Primeiro vou trabalhar num espaço dentro de casa, para depois de formada a clientela abrir o salão em outro lugar”, idealiza a aluna.
O curso da Incubadora de Cooperativas segue a proposta da SEMTRE, cujo principal foco é capacitar a mão -de -obra local. E, assim aumentar as chances das pessoas no mercado de trabalho através de cursos gratuitos e formatação de cooperativas.
O “Projeto Bellezza” conta com cinco módulos. Dentre os quais, dois já foram executados, como o de “beleza como negócio”, que ensina aos alunos a ter uma visão do mundo da beleza e como aproveitar a profissão no mercado de trabalho. Outro módulo aplicado foi o básico no qual foi abordado a teoria do corte, a estrutura capilar, doenças do couro cabeludo e a preparação de cabelo para penteados.
As aulas práticas do Projeto Bellezza estão sendo realizadas na Incubadora de Cooperativas. No local foi montado, com apoio da Techint, um salão com doze bancadas, dois vaporizadores e dois secadores de pé.