Foto: Andréa Lisboa
Empreendedores receberam orientações e tiraram dúvidas sobre legislação e áreas contáveis
A Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé iniciou, essa semana, o processo de capacitação dos empreendedores que integram o projeto. Uma palestra da Casa do Empreendedor que esclareceu dúvidas baseada em legislações das áreas contábeis e fazendária foi oferecida às empresas incubadas. O Programa de Incubação de Empresas, a fim de contribuir para o desenvolvimento regional, será executado por um sistema, em fase de desenvolvimento, que envolverá órgãos municipais voltados ao empreendedorismo e ao financiamento de pesquisa e inovação e de empresas, além de universidades e setor privado.
O presidente do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), Joelson Tavares, disse que a Incubadora, que tem uma visão empreendedora de base técnica, deve criar pontes com a Casa o Empreendedor que possui a mesma visão em outro nível, para assim esforços serem somados. “Buscamos criar um clima favorável à inovação e para o empreendedorismo em todo o município, interligando órgãos da prefeitura, para que o empreendedorismo possa crescer em vários níveis. Pretendemos gerar uma rede com diversos atores para chegarmos a um resultado mais amplo”, afirmou.
- Esta palestra partiu da demanda dos empreendedores das empresas incubadas. Eles tiraram diversas dúvidas da área tributária e contábil. Foi também uma oportunidade para conhecerem os serviços da Casa do Empreendedor, que orienta para o desenvolvimento de todo o potencial de seus negócios de acordo com a legislação - disse o coordenador da Incubadora, Carlos Eduardo Silva.
Os participantes aprovaram a iniciativa. "Na próxima semana, vou à Casa do Empreendedor tomar providências para ficar o mais legalizada possível. Achei a palestra excelente, porque tirei minhas dúvidas sobre formalização", disse o microempreendedor individual (MEI), Lucas Peixoto, da “Pointe - Pontos de Ônibus Inteligentes”.
A palestra foi ministrada pela coordenadora da Casa do Empreendedor, Valciléia Sanchez. Ela apresentou as diversas categorias de empresas e a Lei Geral da Pequena Empresa (Simples Nacional/2006), que unificou oito impostos em uma única guia, simplificando seu recolhimento. Além de tirar dúvidas sobre tributação, orientou sobre os processos de licenciamentos, sobre o oferecimento de microcrédito ao microempreendedor pela AgeRio, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) – Projeto “Macaé aCredita em Você - e sobre as parcerias para as capacitações em empreendedorismo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo agrega o IMCT, o Fumdec e a Casa do Empreendedor que tem como principais serviços aos MEIs: a Consulta Prévia de Local, o Alvará de Funcionamento, a Abertura, Alteração e Baixa, o Boletim de Ocupação e Funcionamento, a Capacitação Empresarial, o Acesso à Crédito e a prestação de orientações em parceria com o Sebrae e com a Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja). O serviço de orientação também é estendido às demais categorias.
Edital aberto
Empreendedores interessados em integrar a Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé devem se inscrever até 1º de abril. A ficha está disponível no link (http://www.macae.rj.gov.br/sedec/conteudo/titulo/incubadora-de-empreendimentos-tecnologicos-de-macae-2-edital). Ela deve ser apresentada no IMCT, na Rua Alcides da Conceição, 159, bairro Novo Cavaleiros, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, conforme instruções do Edital 01/2016.