O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, participou nesta segunda-feira (05), do Seminário de Planejamento Estratégico do Setor Energético Brasileiro, realizado no Retiro Padre Anchieta, na zona sul do Rio. O fórum foi promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).
Gurgel ressalta que a prefeitura de Macaé estar presente num evento como esse que contou com a presença de empresas como a Petrobras, Halliburton e Devon, dentre outras, ratificam o conhecimento do mercado da importância da cidade no cenário da indústria do petróleo brasileiro.
- Neste seminário tive a oportunidade de conversar com o presidente da Devon no Brasil, Murilo Marroquim. Pude transmitir o recado do secretário Municipal de Fazenda, Cassius Tavares e do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, de que o município mantém as portas abertas para mais este player (empresas que compram campos de exploração) – disse Gurgel.
Em sua avaliação, a secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia (Semic), entende que o país tem dado grandes passos na direção de otimizar e ampliar os resultados no setor. “Uma questão prática que envolve a cidade de Macaé é a necessidade da revisão da Lei do Petróleo e o aumento da participação dos royalties para municípios como Macaé que sofrem todo o impacto da operação”, ressaltou o secretário.
A produtora norte-americana de petróleo e gás Devon Energy adquiriu recentemente campos para desenvolver a exploração e produção de petróleo na região da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A Devon irá perfurar 13 poços no bloco BM-C-8, denominado de campo de Polvo. A previsão de investimentos da Devon é de cerca de U$ 300 milhões. A produção inicial está prevista em 50 mil barris diários de petróleo (bdp) a partir do segundo semestre de 2007.