O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, participou de encontro com comerciantes e membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), nesta quarta-feira (30), pela manhã. O evento, realizado na sede da associação, contou com a presença do prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB), que respondeu às propostas de ações para o desenvolvimento da atividade comercial em Macaé.
O documento, com oito propostas, foi encaminhado pela diretoria da Acim à secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia (Semic). A prefeitura de Macaé, através da Semic procurou buscar, junto aos outros órgãos municipais, soluções para os problemas apresentados. Alexandre Gurgel ressaltou que o encontro foi positivo e que o prefeito mostrou que está buscando mecanismos para atender a classe.
- Esse foi um ano de muito trabalho, onde a secretaria de Indústria e Comércio coordenou diversas pastas do governo municipal, contando com o apoio de todas as secretarias. Dessa forma, quase 100 % das necessidades levadas pela Acim puderam ter respostas positivas do governo – explicou Gurgel.
O presidente da Acim, Erodice Gaudard, lembrou que nessas propostas estavam os pleitos mais relevantes para a evolução do comércio de Macaé. “Foi uma manhã memorável em que o governo municipal pôde mostrar a transparência do trabalho que vem realizando. Nesse encontro, que durou duas horas e meia, todos os pleitos tiveram respostas positivas: alguns podem ter atendimento imediato e outros ainda precisam de mais estudos”, explicou Erodice.
Entre as propostas encaminhadas pela Acim está a democratização de compras e contratações de serviços para o município. Em resposta, o prefeito disse que por lei, a prefeitura não tem como privilegiar o comércio local na hora de fazer compras ou contratar serviços. Porém, visando democratizar as compras e contratações de serviços para o município, a prefeitura vai implantar, a partir do ano que vem, o sistema de Pregão Presencial.
- A prefeitura, através da Semic, vai realizar palestras mensais para os comerciantes da cidade. O sistema de pregão estimula maior competição entre as empresas e empreiteiras interessadas em prestar ou vender determinado produto ou serviço. Esse mecanismo permite uma redução de preço nas propostas apresentadas e maior competitividade – esclareceu Gurgel.
Outra proposta da Associação Comercial foi em relação ao estacionamento no centro da cidade. Para atender à reivindicação da Acim, a prefeitura, por meio das secretarias de Indústria e Comércio e de Transporte buscou uma solução alternativa. Aos sábados, o consumidor que apresentar a nota fiscal de compra do comércio ganha um tíquete de rotativo. O sistema de estacionamento continua o mesmo. O que muda é que a pessoa recebe o tíquete.