logo

Iniciadas as aulas do curso de Qualificação Profissional “Pereirão”

28/02/2012 07:32:29 - Jornalista: Douglas Fernandes

Começaram, na segunda-feira (27), no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), as aulas do projeto “Macaé Mais Feliz”, conhecido como “Pereirão”, por ser voltado unicamente para mulheres e com cursos de qualificação na área da construção Civil. São 150 mulheres inscritas em um dos 12 cursos oferecidos: Assentadora de Pisos, Azulejos e Revestimentos, Bombeira Hidráulico, Carpintaria para Construção Civil, Eletricista Predial, Pedreiro de Acabamento, Pintora Predial, Armadora de Ferros, Técnicas de Acabamento, Encanadora Predial, Pedreira de Concreto Armado e Pedreira Estucador.

A primeira aula foi iniciada pela turma de Eletricista Predial formada por 29 mulheres. Para a autora do projeto, a vice-prefeita Marilena Garcia, a iniciativa amplia a oportunidade de emprego às mulheres que recebem cada vez mais a aceitação área da construção civil. “Pesquisas comprovam que as mulheres possuem um olhar clínico melhor que os homens, são mais detalhistas e cuidadosas nesse setor. São competências importantes para quem trabalha com acabamento ou instalações. Sem contar que as empresas apontam que a contratação de mulheres também ajuda a melhorar o clima de respeito nos canteiros de obras”, explicou.

As alunas que participaram da primeira aula revelaram estar animadas e satisfeitas com a proposta do curso. Christiane Fremian Pinto, do Parque Aeroporto, afirmou que o curso é bem didático, aberto a perguntas constantemente e ilustrativo e lhe trará a certificação desejada, uma vez que vem adquirindo experiência na área. “Meu marido é pedreiro e construímos juntos a nossa casa. Eu fiz toda a parte elétrica e gostei. Como a casa não pegou fogo, ele me incentivou a fazer o curso, por que assim podemos fazer trabalhos na mesma área” disse a jovem.

Marilena ressaltou que o apoio da Secretaria de Educação na implantação do projeto foi essencial para o sucesso da proposta. “Acredito que o Cetep, ligado à Secretaria de Educação, com três anos já formou mais de 12 mil jovens, é o veículo ideal de ampliar esta modalidade de qualificação no município” completou.

Esta não é a primeira iniciativa que a Educação Municipal tem curso voltado para as mulheres macaenses. Em 2010, o Cetep criou a primeira turma da construção civil que foi aproveitada nas obras do município. “As alunas foram contratadas pelas empresas prestadoras de serviços com resultados acima do esperado, sendo até mesmo efetivadas” completou.

O programa “Macaé Mais Feliz” foi aprovado, em dezembro de 2011, na Câmara Municipal, sendo sancionado pelo prefeito Riverton Mussi como Lei número 3691-2011.