Dando continuidade às atividades de estruturação dos serviços tecnológicos em Macaé, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan recebeu dois auditores do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Durante dois dias (13 e 14 de junho) os técnicos do Inmetro realizaram a primeira supervisão, após um ano, no laboratório de Pressão do IMMT, que hoje está integrado a Rede Brasileira de Calibração (RBC).
O objetivo é manter e aperfeiçoar um sistema de avaliação da conformidade reconhecido internacionalmente e adequado às necessidades da sociedade brasileira, que proporcione impacto positivo na economia nacional, promova a competição justa e proteja o consumidor.
A Avaliação da Conformidade é um processo sistematizado, com regras pré-definidas, devidamente acompanhado e avaliado, de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto, processo ou serviço, ou ainda um profissional, atende a requisitos pré-estabelecidos em normas ou regulamentos.
De acordo com o gerente técnico do Immt, João Carlos Sant’Anna, nos dois dias os auditores avaliaram os laboratórios, os técnicos, os procedimentos e documentação acompanhando todas as atividades de calibração por eles realizados. “Foram analisados também, o sistema de qualidade do IMMT com relação a toda documentação, controle de revisão de documentos, treinamento de pessoal e atendimento ao cliente, entre outras atividades”, revelou.
A equipe do Instituto Nacional, após a avaliação, recomendou a manutenção da acreditação (credenciamento) do laboratório de Pressão junto a RBC e a concessão do aumento da faixa de calibração do laboratório para 1.400 bar (20 mil psi). “Isso significa a ampliação da faixa dos serviços de calibração realizada dentro do município”, explicou João.
A Coordenação Geral de Credenciamento atua na acreditação (credenciamento) de organismos de certificação, de inspeção, de verificação de desempenho de produto, de treinamento, de pessoal e também credencia laboratórios de calibração e de ensaio.
Segundo o gerente, a área técnica do Immt ao ser avaliada pelos auditores do Inmetro apresentou zero não conformidade. “Isso significa que os procedimentos de calibração e qualidade dos serviços prestados pelo Immt estão dentro dos requisitos técnicos estabelecidos pelo órgão nacional”, comemorou Sant’Anna.
Na opinião de João, a prefeitura continua desenvolvendo grandes esforços para que a ciência e tecnologia sejam a base para o apoio ao crescimento de todos. “Para nós do Instituto é motivo de orgulho contribuir para que Macaé esteja na vanguarda do desenvolvimento das indústrias e empresas estabelecidas dentro do município e na região”, declara.