logo

Inovar e Aprender participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

17/10/2022 14:44:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Programa da Secretaria de Educação busca inovação em práticas pedagógicas

Para incentivar a inovação, o Programa Inovar e Aprender, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, realizará, esta semana, diversas atividades que marcam a participação na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nesta edição, o tema da SNCT é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A proposta é mostrar as potencialidades da prototipagem e modelagem dos laboratórios equipados com sala maker.

A programação será aberta nesta terça-feira (18), com a visitação dos estudantes de ensino superior da FeMASS, UFF, UFRJ e IFF ao Laboratório Inovar e Aprender, localizado na Cidade Universitária. Serão representantes dos cursos de Biologia, Química, Nutrição, Medicina e Engenharias.

De quarta (19) a sexta-feira (21), será a vez das escolas da rede pública municipal de ensino. Os alunos irão participar de oficina da plataforma Scratch - linguagem de programação que impulsiona o desenvolvimento do pensamento computacional. Serão criados animações e games, além de protótipos robóticos físicos. O programa municipal foi reconhecido como iniciativa de democratização da computação na educação pela Fundação Scratch do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.


“O Lab Inovar é um laboratório criativo onde a gente faz a gestão do programa Inovar e Aprender, além de oficinas de formação e criação de protótipos. As ações acontecem em parceria com professores da rede municipal e colaboradores, sendo um ponto de referência para acontecer esse programa”, frisa a designer educacional e coordenadora de Robótica Educacional, Inovação e Cultura Maker, Luemy Ávila.

O Programa
O programa atende 15 escolas, com laboratórios nas seguintes unidades escolares: Escola Municipal Paulo Freire, Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, Colégio Municipal Polivalente Anísio Teixeira, Escola Municipal Eda Moreira Daflon, Escola Municipal Jacyra Tavares Duval. Segundo Luemy, os alunos frequentam as aulas de computação de robótica educacional no contraturno e, também, no horário regular conforme critério de cada unidade.

“As formações acontecem ao longo do ano e atendem os eixos do pensamento computacional, das tecnologias digitais e da educação midiática. Nosso trabalho é focado na formação do educador, nas inovações nas salas de aula, com os professores de Educação Infantil, Educação Fundamental (Anos Iniciais, Anos Finais) e Ensino Médio. Além disso, também atuamos na extensão universitária, que representa uma continuidade do nosso trabalho. A partir daí temos workshops, feiras, torneios e mostras científicas”, destaca a coordenadora.

Luemy acrescenta que, no dia 30 de setembro, a computação foi incluída à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fundamental na educação básica.

A metodologia aplicada ao programa é a de "aprender fazendo", onde todos aprendem ciência juntos, estimulando cada vez mais os envolvidos no processo de aprendizagem, tornando-o significativo, além de inovador.