logo

Inscrição para casamento comunitário termina dia 14

06/01/2015 17:05:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: João Barreto

Casais interessados devem entregar a documentação exigida no Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc

 Com o objetivo de dar oportunidade aos casais que sonham em oficializar sua situação conjugal, mas não possuem condições financeiras para arcar com as custas cartorárias, a secretaria de Desenvolvimento Social resolveu prorrogar mais uma vez as inscrições para o casamento comunitário, um dos programas executados pela Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Vara de Família da Comarca de Macaé. As inscrições serão encerradas na quarta-feira (14).

A prorrogação da inscrição deve-se ao fato da prefeitura possuir ainda 39 vagas e, ao mesmo tempo, favorecer os casais que não tiveram tempo hábil para providenciarem a documentação necessária para o enlace matrimonial civil. Segundo a subsecretária Jane Roriz, é preciso dar mais tempo para que eles organizem a documentação necessária que é exigida pelo cartório.

- Também tivemos os feriados próprios de final de ano e cujo período as pessoas estão mais com seus familiares, o que reduziu a possibilidade de providenciarem a documentação devida. Por isso, resolvemos prorrogar para dar mais oportunidade àqueles que querem realizar seus sonhos de regularizar suas uniões e até aos noivos que não possuem condições financeiras de arcarem com as custas cartoriais -, disse.

Roriz assegurou que é meta do atual governo cumprir o Plano Municipal de Políticas Públicas para as mulheres, que inclui o Casamento Comunitário com 200 vagas destinado aos casais residentes em Macaé, com prioridade para os que atendem aos critérios de Programas de Transmissão de Renda (sendo obrigatória a inscrição no CadÚnico), os que já moram juntos e a existência de filhos.

Documentos necessários - Os casais interessados devem entregar a documentação exigida no Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, situado na Rua da Igualdade, nº 890, Imbetiba, em horário comercial.

Os documentos (original e cópia) são os seguintes:

-Carteira de Identidade;

-CPF;

-Comprovante de residência e de renda do casal;

-Certidão de nascimento dos filhos (se houver);

-Cartão do Bolsa Família;

-Número do NIS;

-Carteira de Identidade e CPF de duas testemunhas maiores de 18 anos (original e cópia);

-Os solteiros apresentam a certidão de nascimento original. Os divorciados, a certidão de casamento com a averbação de divórcio e os viúvos, a certidão de casamento e de óbito do cônjuge falecido.

A cerimônia é coletiva, em parceria com o TJ/RJ e regulariza a situação de centenas de casais. A secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles confirmou o benefício que é oferecido aos casais de Macaé. “Esta é uma oportunidade única que a Prefeitura e a Vara de Família da Comarca de Macaé dão, anualmente, aos casais que já vivem juntos oficializarem sua união. É uma cerimônia bonita que visa regularizar a situação de quem não possui condições financeiras de arcar com as custas cartorárias. A cerimônia culmina nas vésperas do Dia Internacional da Mulher”, destaca.