As inscrições para o vestibular da UFRJ (Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Farmácia) podem ser feitas até o dia 31 de agosto. Os interessados devem se dirigir ao posto da Universidade, localizado no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem), na Avenida São José do Barreto s/n, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
Os candidatos serão atendidos das 09h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Através do site www.vestibular.ufrj.br também se efetua o ato de inscrição. Os interessados deverão estar munidos de Carteira de Identidade e CPF. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 2762-9313 ou 2759-3420 (Nupem).
Ao todo são 150 vagas disponíveis, 50 para cada graduação. Aos inscritos serão entregues manual do candidato e revista da UFRJ, mostrando detalhes dos cursos na universidade. Após a inscrição, o candidato receberá boleto no valor de R$ 95, a ser pago em quaisquer casas lotéricas ou agências bancárias.
As provas serão realizadas nos dias 11 e 25 de novembro deste ano. Os cursos de Química e de Farmácia serão instalados na Cidade Universitária, em março de 2008. Já a graduação em Ciências Biológicas continuará no Nupem.
No ano passado, 430 candidatos concorreram a 50 vagas oferecidas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Segundo Ana Lúcia Pellegrino, uma das três monitoras que prestam informações aos candidatos no Nupem, este ano as estimativas de inscrições devem superar ainda mais as de 2006, devido ao maior número de cursos oferecidos.
Este processo de interiorização da UFRJ corrobora com as intenções das políticas públicas de educação de Macaé, através da Funemac, e toda a região para o ensino superior como um todo, sobre a capacitação dos futuros profissionais e qualificação adequada às demandas específicas da região.
– A transformação de Macaé em um pólo de educação superior no interior do estado é objetivo da prefeitura. Isso garantirá a capacitação técnica e a expansão intelectual da população macaense – ressalta Juvêncio Papes, secretário Especial de Desenvolvimento Sustentável.