Evento será promovido pelo Centro de Formação Carolina Garcia no dia 31 de outubro
As inscrições para o “I Encontro de Escritores: Docência e Discência, Autoria e seus Desafios”, promovido pela Secretaria de Educação, por meio do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), estão abertas. O evento acontecerá no próximo dia 31, no auditório Cláudio Ulpiano, bloco A, da Cidade Universitária. As atividades são direcionadas aos estudantes e professores da rede pública municipal de ensino e outros interessados. Os cadastros podem ser realizados por meio do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLqC7lc0mFjCVXwpTt_2bF-uSrHRYxWSjgVTEEmPxdRDQ5cA/viewform.
De acordo com a coordenadora do CFPCG, Regina Célia Santos Nascimento, o objetivo é reunir educadores e estudantes que são autores e autoras de histórias, contos, poemas e prosas. A proposta é conversar sobre suas produções e a respeito dos processos de criação vividos, além de buscar fomentar o desenvolvimento de ações artísticas nas unidades escolares da rede e contribuir com a difusão do gosto pela leitura.
A programação iniciará às 9h com a mesa-redonda “Literatura e Vida”, com os mediadores Tereza Nogueira, Rosana Andréia, Margareth Monteiro e Rildo Santos Loureiro. Em seguida, o debate será sobre “Professor Escritor e Professora Escritora e sua Atuação no Processo Criador Discente”, às 10h20, com Gabriela Barreto, Bia Fernandes e Carla Santana. E para encerrar o período da manhã, às 11h10, haverá mesa-redonda com discussões sobre “O Processo Criativo na Arte Literária”. O tema será comentado por Isac Moura, Jorge Luís Rodrigues e Cristiane Pires.
A partir das 13h45, o evento começa com sarau apresentado pelo poeta e professor Gerson Dudus. A mesa-redonda “Literatura e Vida” acontecerá com Rosana Andréia e Júlio Emílio Braz. Já às 15h10, será a vez de Gabriela Barreto, Bia Fernandes e Carla Santana reapresentarem o debate sobre “Professor Escritor e Professora Escritora e sua Atuação no Processo Criador Discente”. O tema “O Processo Criativo na Arte Literária” será debatido, às 16h20, por Isac Moura, Jorge Luís Rodrigues e Cristiane Pires. Os intervalos das mesas-redondas irão contar com apresentações de estudantes.
“A importância se dá em reconhecer essas pessoas e suas habilidades na arte da leitura e escrita, potencializar as atividades, disseminar as realizações e motivar as pessoas a serem leitores e escritores, pois escrever é um ato libertário”, destaca Regina Célia.