Feira, oficina de culinária brasileira e exibição de filme estão na programação gratuita comemorativa da ‘Semana Mundial da Alimentação’. A Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias de Educação e de Trabalho e Renda, apoia as atividades promovidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) e o SESI/Firjam, de 14 a 22 de outubro.
As inscrições para a oficina gratuita ‘Cozinha Brasil’ do SESI/Firjam estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (22) 2796-2564, ou na Secretaria de Extensão da UFRJ, no segundo andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, Granja dos Cavaleiros, das 9h às 17h. A oficina acontece na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), na Incubadora de Empresas de Macaé, com turmas nos turnos da manhã e da tarde. São oferecidas 45 vagas em cada uma das turmas, com todo o material necessário ao curso. O SESi/Firjam emitirá certificado de participação.
O tema da ‘Semana Mundial da Alimentação’, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) é “Unidos contra a fome” e tem como proposta provocar reflexões, entre outros assuntos, sobre o desperdício e melhor aproveitamento dos alimentos, seus cuidados e seus benefícios à saúde.
“A Prefeitura de Macaé apoia as ações de extensão acadêmica que partem da Cidade Universitária, porque é uma forma dos conhecimentos serem compartilhados com toda à sociedade. São informações importantes para melhorar a qualidade de vida da população a que todos terão acesso”, ressaltou a prefeita em exercício, Marilena Garcia.
A programação será aberta com a feira ‘Nutrindo Ideias em Alimentação’, que acontece das 13h às 17h, na quinta-feira (14), no Ciep Aroeira e na sexta-feira (15), na praça Veríssimo de Melo. A feira é composta por cinco estandes que abordarão os temas: ‘Você sabe o que é Segurança Alimentar e Nutricional?’; ‘Você sabe o que está comendo?’; ‘Alimentando Saberes em Macaé’; ‘Como está o seu peso?’ e ‘Espaço lúdico: Nutrindo ideias em alimentação’. A expectativa é que cerca de 250 pessoas passem por dia em cada uma das barracas.
Os quatro primeiros estandes correspondem a projetos de extensão da UFRJ desenvolvidos há um ano. O atendimento à população será realizado por alunos bolsistas e docentes do curso de Nutrição da UFRJ que atuam Cidade Universitária. Durante a feira, eles prestarão esclarecimentos e passarão dicas nutricionais fundamentais para a uma melhor qualidade de vida.
Na semana seguinte, a programação prossegue. Na segunda-feira (18), às 9h será apresentada a quarta sessão do CinePet, na Cidade Universitária. O CinePet foi criado pela coordenação do PET-Saúde da UFRJ/Macaé. Esse programa do governo federal contempla com bolsas diversos projetos dessa universidade que foram selecionados em editais públicos. Neste ano, na Cidade Universitária, mais oito foram patrocinados pelo governo federal, como, por exemplo, o ‘Você sabe o que é Segurança Alimentar e Nutricional?’. Nos dias 21 e 22 acontecem as oficinas SESI/Firjam.
A programação foi elaborada pelas docentes do curso de Nutrição da UFRJ, Amábila Cordeiro, Priscila Pontes, Angélica Nacamura, Jane Capelli e Beatriz Ribeiro, que coordena o curso na Cidade Universitária.
Divulgando saberes
Desde o ano passado, a alimentação passou a constar, por meio de emenda, na Constituição Nacional como um direito básico do brasileiro. O objetivo do estande ‘Você sabe o que é Segurança Alimentar e Nutricional?’ é de divulgar essa informação, além de outras relacionadas à qualidade do alimento oferecido em restaurantes, mercados e por indústrias e seu valor nutricional.
Especialmente as donas de casa não devem deixar de passar no estande ‘Você sabe o que está comendo?’, que passará orientações para interpretar os rótulos dos alimentos para se fazer uma escolha melhor. Já no ‘Alimentando Saberes em Macaé’ serão oferecidos três workshops de preparação culinária para incentivar à população a preparar alimentos mais saudáveis, como duas receitas de pizzas muito nutritivas.
Os visitantes também poderão ser pesados, medidos e saber ‘Como está o seu peso?’, na barraca com esse título. O objetivo é prestar informações sobre ‘peso saudável’. Professores e estudantes bolsistas desse projeto atuam nos Postos de Saúde da Família do município com pesquisa voltada para crianças menores de sete anos de idade. Brincar com jogos que agradarão a todas as idades será possível na barraca ‘Nutrindo ideias em alimentação’, um espaço lúdico onde se poderá saber mais sobre os alimentos, práticas e hábitos saudáveis.