logo

Inscrições abertas para tratamento de Equoterapia

08/08/2013 18:24:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Moisés Bruno

O projeto é desenvolvido no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

Ainda há vagas para o tratamento de equoterapia para crianças com deficiência e/ou portadores de necessidades especiais, ou que tenham indicação médica para um trabalho complementar para desenvolver sua psicomotrocidade e seu biopsicossocial, com atividades lúdicas com cavalos. A terapia acontece no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e faz parte do projeto Passo Amigo, com apoio das Secretarias de Saúde e Agroeconomia do município.

O projeto atende 24 crianças por dia, com a duração de 40 minutos cada. A capacidade é para 120 crianças. Ainda existem 39 vagas disponíveis.



De acordo com a coordenadora do Passo Amigo, Cymone Camozeli, não é necessário procurar o Centro Municipal de Reabilitação para agendar a avaliação. Basta ter em mãos encaminhamento médico e laudo, ligar para os telefones 22-8811-3074 / 22-9958-2072 e marcar a avaliação com fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta. “Mesmo para os pacientes do antigo projeto que existia no Parque, o procedimento é o mesmo”, explicou.



Cymone também informa que as entidades que recebem crianças especiais, podem indicá-las ao projeto. “Atendemos crianças do Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia) e do Projeto Sentrinho, que são indicadas pelas próprias entidades”, afirmou.



A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. A finalidade é a reeducação psicomotora dos pacientes.



O tratamento emprega o cavalo como o agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico e exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.



A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final, desenvolvem ainda novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima para a criança.