Foto: Robson Maia
Curso acontece na Cidade Universitária
Entre as atividades da programação da I Semana da Consciência Negra e Cidadania na Cidade Universitária, está o curso “Edu comunicação – Múltiplas linguagens no diálogo com a cultura afro brasileira no espaço da escola”, cujas inscrições estão abertas para todos os profissionais da Educação até sexta-feira (13). São 60 vagas para supervisores, orientadores pedagógicos e professores orientadores da rede.
O objetivo do curso gratuito é contribuir para a formação dos profissionais da Educação Municipal no tema “Multiculturalismo”, complementando as ações já desenvolvidas pela Secretaria. O tema também será debatido na abertura da I Semana da Consciência Negra e Cidadania, que será nesta segunda-feira (16). O curso terá duração de três tardes a partir de terça-feira, 17 e será ministrado pela Mestre em Comunicação Social pela UFRJ, Sandra Almada, das 14h às 18h, de terça a quinta-feira da próxima semana. A professora já atuou na pós-graduação “Afrocartografias” promovida pela Educação neste ano.
“A Educação é nosso paradigma de mudança social. Este curso vem corroborar com essa proposta”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia. Do programa do curso constam reflexões sobre a desvalorização do negro pela sociedade e, por outro lado, sobre seu valor em diversas vertentes. As análises partirão do tratamento desta questão pela mídia e de como uma visão crítica e de inclusão deve trabalhada pela escola.
“A comunicação influencia todos os âmbitos de nossas vidas”, observou o superintendente Acadêmico da Fundação Educacional de Macaé, Meynardo Rocha. Ele ressaltou que o tema preconceito, por não ser aceito com naturalidade pela comunidade, deve ser levado à tona. “Há no Brasil o preconceito disfarçado. Esses temas precisam ser trabalhados”.
O superintendente salientou o comprometimento da Secretaria de Educação com a implementação da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da temática História e Cultura Afrobrasileira. A Educação promove a formação continuada de professores voltada para essa proposta, por meio de cursos de extensão, de pós-graduações, de palestras, de debates, entre outras ações.
O Educomunicação será ministrado pela Mestre em Comunicação Social pela UFRJ, Sandra Almada, das 14h às 18h, de terça a quinta-feira da próxima semana. A professora já atuou na pós-graduação “Afrocartografias” promovida pela Secretaria neste ano.
As inscrições deverão ser feitas na secretaria acadêmica da Fundação Educacional de Macaé-Funemac, localizada no terceiro andar do prédio da Fundação, na Cidade Universitária, das 8h às 17h. A Secretaria de Educação oferece 60 vagas, voltadas para supervisores, orientadores pedagógicos e professores orientadores da rede municipal de ensino. As fichas de inscrições deverão ser preenchidas na secretaria acadêmica até sexta-feira, ou até enquanto houver vagas. Os demais profissionais interessados serão cadastrados em uma lista de espera para eventual chamada. O participante com presença integral receberá certificado.
Palestra
Multiculturalismo também será debatido na abertura da I Semana da Consciência Negra e Cidadania, na próxima segunda-feira (16). Depois da apresentação “A Trajetória do Samba”, pelo músico e especialista em História e Culturas da África e Afrobrasileiras pela faculdade pública municipal-FeMass, Jorge Benze, às 19h; a Doutora e PhD em Educação pela University of Glasgow, Ana Cannen, fará palestra e lançará seu livro Multiculturalismo e Educação.