Inscrições de empreendimentos inovadores no Programa de Incubação terminam dia 30

25/09/2015 10:32:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O edital de Inscrição e Seleção de Empreendimentos para o Programa de Incubação de Empresas da Incubadora de Macaé, aberto pelo Instituto Macaé de Ciências e Tecnologia (IMCT), no último dia 8, encerra as inscrições de propostas, na quarta-feira (30). Os empreendedores interessados devem comparecer à Rua Alcides da Conceição, 159, no bairro Novo Cavaleiros, das 9h às 17h. Os objetivos da seleção são encontrar - investindo em novos potenciais - contribuições para o desenvolvimento regional, por meio de soluções tecnológicas para atender as demandas do mercado ou mesmo através da criação de novos negócios.

O Programa da Prefeitura de Macaé disponibilizará aos contemplados pelo Edital: espaço físico compartilhado (co working), sala de reuniões e treinamentos com recursos audiovisuais, serviço de recepção e copa, banheiros, acesso à internet, participação em cursos, palestras, workshops e consultorias especializadas voltadas para empreendedorismo e inovação, modelo de negócios, gestão da tecnologia, gestão financeira e contábil, gestão estratégica, marketing e captação de recursos.

- O intuito desse projeto é incentivar a cultura do empreendedorismo. Não apenas no mercado, como também nas universidades. É necessário fazer com que as universidades sejam inovadoras. Esse é o nosso grande desafio e também um passo para a implantação do Parque Científico e Tecnológico de Macaé, o Macaé Techno Park - disse o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Joelson Tavares.

O subsecretário informou ainda que, para o próximo ano, está prevista uma programação que inclui debates, palestras, mesas redondas, para que depois de implementada a Incubadora ela se torne um espaço de constante formação. Além de toda essa estrutura física para comportar a empresa incubada, elas serão apoiadas pelo IMCT para firmar parcerias que aprimorem seus produtos e serviços e também para fazerem interfaces com instituições científicas e tecnológicas, órgãos governamentais, agências financeiras e mercado consumidor.

Todas as orientações e pré-requisitos, assim como critérios, taxas e documentação necessária ao processo de inscrição estão descritas no Edital disponível no portal da Prefeitura de Macaé. A divulgação do resultado final desse processo seletivo será feita nesse site, no dia 14 de outubro. A empresa incubada vai ser reavaliada a cada seis meses e, dependendo dos resultados desse processo de monitoramento, o prazo de permanência na Incubadora será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por até um ano.

Da pré-incubação para o sucesso

O Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT) já realizou uma primeira etapa de capacitação, chamada de pré-incubação, da qual participaram 14 empresas. Mesmo nessa fase inicial o projeto teve destaque na imprensa (03/08/15- jornal O Globo). A Incubadora foi apontada entre os principais centros de inovação do estado. Em realce no texto, a BR Solutions, do empresário Bruno Silva, que oferece soluções personalizadas em Tecnologia da Informação (TI).

O empresário e estudante do 7º período do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), na Cidade Universitária de Macaé, Bruno Silva, desenvolveu a ferramenta - BR Solutions - que oferece soluções personalizadas em TI. Seu negócio tem crescimento anual projetado em 300%. Bruno conta que tudo começou com um projeto acadêmico. Seu sócio é um colega de turma. Eles trabalharam de dezembro de 2013 a abril de 2014 em um software web - um programa de computador conectado à internet - para o setor de logística de materiais, de forma a interligar o cliente final à transportadora. O sistema é capaz de gerenciar e controlar todo o processo.

- Nosso primeiro cliente foi uma grande empresa multinacional com base em Macaé e a principal transportadora contratada por ela. Para isso, a pré-incubação aconteceu no momento ideal, quando concluímos a versão estável do projeto e tínhamos que pensar nas estratégias de gerenciamento de negócio. Ali tivemos essas noções e, especialmente, as de marketing e de capitação de recursos-, frisa.

O faturamento inicial da BR Solutions foi R$ 10 mil por mês. A empresa, que está aberta a associados, tem mais de 130 usuários atualmente e não encontra fronteiras. Por isso, o programa e o site, ainda em português, estão sendo traduzidos para outros idiomas para atender ao mercado externo, e o acesso aos serviços passará a ser disponível também por meio de mídias sociais, entre outras inovações. Bruno pretende inscrever seu projeto no Edital.