As inscrições para 2006 do projeto Art Luz começam nesta segunda-feira (16) e prosseguem até o início das aulas, no dia 23. Os três pontos da cidade onde o projeto se realiza – o Sindicato dos Servidores, na Fronteira, a Igreja São José Operário, no Parque Aeroporto, e a Igreja Batista, no bairro Malvinas - estarão recebendo as inscrições em horário comercial.
Dessa maneira, crianças e adolescentes poderão dar continuidade às aulas de capoeira, dança de rua, balé clássico, moderno e jazz, canto, caratê, pintura em tela, violão, grafite, teatro, artesanato, papel machê, música, fotografia, percussão, Jiu Jitsu e Tae Kwon Do.
Segundo a vice- presidente da Fundação Macaé de Cultura e coordenadora do Art Luz, Ângela Terra, os objetivos do projeto são desenvolver a arte e a cultura de crianças, adolescentes, jovens e adultos das comunidades em situação de vulnerabilidade social, promover a inclusão social dos participantes, elevar a qualidade de vida e o desenvolvimento social, aumentar a renda familiar, através de trabalhos desenvolvidos, como por exemplo o artesanato em escamas de peixes e outros.
Nos bairros periféricos de Macaé e na região serrana são cerca de 1,3 mil crianças e adolescentes no projeto. No final de dezembro, houve apresentações de danças de rua, balé e jazz que lotaram o Teatro Municipal. Além de evitar a exclusão social, o projeto Art Luz também colabora para afastar crianças e adolescentes das drogas, da criminalidade e de outras mazelas sociais.