Vão até a próxima sexta-feira (8), as inscrições para os mais de vinte minicursos em áreas diversificadas, palestras, oficinas e passeios ecológicos oferecidos por meio da parceria entre a Secretaria de Educação de Macaé (Semed) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que emitirá certificados de participação. O "Verão com Ciência", que já começa na segunda-feira (11), irá se estender até 12 de fevereiro. Toda a programação de férias é gratuita e, em sua maior parte, aberta ao público em geral.
Nesta semana, mais duas oficinas foram incluídas nos dias 27 e 28 de janeiro com o tema “Ensino de Ciências: Reflexão e Ação para/com os Professores”. As inscrições estão sendo feitas na Cidade Universitária ou podem ser solicitadas por e-mail.
As duas novas oficinas “Ensino de Ciências: Reflexão e Ação para/com os professores” serão realizadas no Nupem/UFRJ, no bairro São José do Barreto. A primeira acontece dia 27 de janeiro, das 13h30 às 17h30, e a segunda, dia 28, no mesmo horário. O trabalho, com duração de quatro horas, será para professores dos ensinos Fundamental e Médio, com trinta vagas em cada grupo.
A programação completa está disponível no site da Fundação Educacional de Macaé (Funemac): www.funemac.edu.br e as inscrições podem ser solicitadas por meio dos e-mails seciapp@funemac.edu.br e cristeixeira@ufrj.br. A secretaria do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) da Semed está prestando informações através dos números 2796-2529 ou 2796-2500. A reserva de vaga também pode ser feita no terceiro andar do prédio da Funemac, na rua Aluísio da Silva Gomes (Linha Verde), 50, Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros, das 9h às 17h.
A abertura do “Verão com Ciência” acontece às 14h, de segunda-feira (11), no auditório da Cidade Universitária, com a palestra "Pensando o Campus UFRJ/Macaé", do professor Francisco Esteves. Todas as atividades serão ministradas por docentes da UFRJ ou convidados, em sua maioria doutores ou mestres. A certificação pela UFRJ pode vir a contribuir para diversos fins como concursos públicos, promoção de carreira, entre outros. A programação será desenvolvida na Cidade Universitária e os cursos que necessitam utilizar laboratórios serão ministrados no Nupem/UFRJ. Os organizadores salientam que, além de atender à comunidade, alguns cursos são direcionados a servidores municipais com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento à população.