Evento abordará as condições para o desenvolvimento com representantes de nove municípios do Norte Fluminense
As inscrições para o Seminário Regional Smart City / 5G – Condições para o Desenvolvimento continuam. O evento, promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, e o Líder Norte Fluminense (Sebrae) acontecerá, no dia 20 de julho, às 13h, no auditório do bloco D da Cidade Universitária. O encontro contará com a presença de prefeitos, gestores públicos, além de representantes da iniciativa privada e universidades dos nove municípios do Norte Fluminense. O objetivo é ampliar o acesso às informações sobre a Lei do 5G e sua aplicabilidade, bem como assuntos, possibilidades e oportunidades de implantação e governança de cidades inteligentes de forma eficaz.
A abertura da programação será com o grupo Líder Norte Fluminense, seguida de boas vindas do prefeito de Macaé, Welberth Rezende. Logo após, o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, falará sobre a experiência do município com o projeto sobre Smart City. O seminário trará, ainda, o tema “Cidades Inteligentes e Humanas: a importância das tecnologias urbanas para a melhoria da qualidade de vida e gestão pública”, com a professora Gisele Silva Barbosa – UFRJ. Outro assunto que será abordado será o case de Niterói, apresentado pela diretora de Cidades Inteligentes da Prefeitura de Niterói, Bruna Graça. Haverá, também, o case do Rio de Janeiro, com Alexandre Cardeman – chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), além da Enel X, com “Soluções E-City Brasil”, por Rafael Pereira.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, destaca que o encontro é importante, pois o órgão está desenvolvendo o projeto de Smart City. “O município vai avançar bastante em conectividade. O nosso projeto vai atender, inicialmente, as secretarias de Mobilidade, Ordem Pública, Segurança, Defesa Civil e Educação, beneficiando todas as outras áreas da administração pública, além de gerar benefícios para a população e colocar Macaé em papel de destaque nessa área”, afirma.
“O evento possibilitará à Região Norte Fluminense o debate sobre a implantação dessas tecnologias que podem contribuir com a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos municípios, pois poderá colaborar com a melhoria da qualidade da educação, das atividades no campo e nos setores industriais, bem como a melhor gestão das cidades”, frisa o coordenador da Rede Petro-Bacia de Campos, Glauco Nader.
“Hoje, essas estruturas operacionais são imprescindíveis para que os prefeitos realizem uma boa gestão”, acrescentou Romulo.