Sexta-feira (18), é o prazo final da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para inscrições no vestibular da faculdade pública municipal (FeMASS). Os interessados devem retirar na secretaria da instituição o boleto para pagamento da taxa de R$ 80,00. O atendimento será das 9h às 20h. Os candidatos já inscritos, cadastrados até o número 142, precisam buscar novo cartão de confirmação também até essa data.
As provas da primeira fase serão dia 16 de janeiro e da segunda, 23. Em 2010, 40% da vagas serão reservadas para alunos advindos de escolas públicas. O início das aulas para os alunos dos cursos noturnos da FeMASS será oito de fevereiro. Mas os calouros, das graduações agora diurnas (das 12h às 18h), ingressarão em 22 de fevereiro (primeiro semestre) e dois de agosto (segundo semestre). O candidato com a média maior ou igual a 220 pontos estará apto a participar da segunda fase, exceto se obtiver nota zero em qualquer uma das disciplinas.
As inscrições acontecem na secretaria da FeMASS, rua Aluísio da Silva Gomes (Linha Verde), 50, Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros. Os interessados devem apresentar o boleto quitado, junto com documento de identidade ou da carteira nacional de habilitação com fotografia, além de fotocópia, e dois retratos 3x4 recentes e iguais para que a inscrição seja efetuada. Mais informações no site www.funemac.edu.br ou pelo telefone 2796-2566.
Alguns dos cerca de 50 projetos deste ano dos cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da faculdade pública de Macaé apresentados durante a “15ª Mostra de Projetos da FeMASS”, encerrada no sábado (12), continuam gerando repercussão na Cidade Universitária. Um deles é o projeto de portal virtual para a própria faculdade.
A mostra que teve início em 30 de novembro envolveu cera de 700 alunos e 38 professores. O projeto da formanda Aline Ricci dos Santos, 25 anos, além do portal, inclui um jornal. Ela iniciou a pesquisa no quarto período do curso de Sistemas de Informação. “O conceito já existia, desenvolvido por outros alunos que foram se formando. Então, fui a diversos seminários, busquei ajuda em livros e revistas especializadas até chegar ao que eu queria”, conta a estudante.
Para elaborar seu portal, a aluna lançou mão de diferentes pesquisas de campo buscando sempre um aprimoramento do projeto. Um dos recursos utilizados foi o card-sorting, uma técnica usada por arquitetos da informação para descobrir como o usuário classifica determinada informação em sua mente. A sugestão veio de seu orientador, o professor de antropologia e mestre em comunicação, Gerson Dudus, que não esconde o orgulho da aluna. “Esse projeto pode ser implantado aqui na FeMASS como uma forma de aumentar a eficiência do portal da instituição”, considera.
Aline afirma que alimenta uma grande expectativa sobre a aplicação prática de seu projeto, que pode ser implementado em instituições de ensino ou mesmo em empresas particulares. “A experiência de desenvolver este projeto foi surpreendente, porque o resultado não é apenas um website, mas um sistema de informação completo”, ressaltou.
Card Sorting
- O card sorting é um método para identificar a estrutura ou arquitetura de informação de uma lista não ordenada de idéias ou de outros itens. Cada ideia ou item são escritos num pequeno cartão e é pedido a um grupo de utilizadores para ordenar os cartões por grupos. Se o grupo de participantes for representativo da população alvo, então os resultados do card sorting podem ser usados para definir a estrutura de navegação do website, uma vez que refletem a estrutura que os utilizadores esperam encontrar quando esses itens lhes são apresentados, explicou o professor Gerson Dudus.