logo

Inscrições para Projovem Urbano terminam nesta sexta-feira

27/11/2013 17:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Terminam nesta sexta-feira (29) as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. Os interessados devem comparecer colégios municipais Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto, e Balneário Lagomar, no turno da noite. Em Macaé, estão sendo oferecidas cerca de 100 vagas.

Para se cadastrar o candidato ddeve apresentar os seguintes documentos; carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e escolar. Caso não possua o comprovante de escolaridade, o aluno poderá se candidatar mediante aprovação em um teste de pré-matrícula. A programação é destinada aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental.

Encontro - Para melhor desenvolvimento do projeto, a equipe pedagógica do ensino municipal promoveu nesta quarta-feira (27) um encontro de capacitação específico na sede do Colégio Municipal Claúdio Moacyr de Azevedo. A intenção do encontro foi definir estratégias pedagógicas e abordar novas intervenções para o próximo ano letivo.

Projovem - O projeto é desenvolvido pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Entre as atividades do projeto estão apoio técnico e financeiro para oferta e desenvolvimento de cursos de qualificação, além de auxílio financeiro mensal aos jovens atendidos, que vão participar durante 18 meses de cursos de qualificação.

Os cursos, intitulados arcos ocupacionais, são independentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vão abrangem áreas de aperfeiçoamento ligadas à Administração, Indústria e Comércio.

Segundo a coordenadora do Projovem Urbano, Maria de Lourdes Miranda, os alunos participantes que apresentarem 75% de frequência e entregarem no mínimo 75% dos trabalhos solicitados, vão receber uma bolsa mensal de R$ 100. “Independente se estiver trabalhando ou não, os alunos vão receber o benefício.O Projovem alia educação e cidadania”, finaliza.