Foto: Arquivo Luiz Bispo
Foram abertas 60 vagas para o primeiro ano do Ensino Médio
A Secretaria Municipal de Educação divulgou, na sexta-feira (8), o edital de Admissão de alunos do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac) em 2011. Foram abertas sessenta vagas para o primeiro ano do Ensino Médio. 80% delas foram reservadas para alunos oriundos da Rede Pública Municipal de Macaé. O período para as inscrições é de 25 de outubro até 16h do dia 12 de novembro. O edital está disponível no site da Funemac (www.funemac.edu.br).
Criado para dar acesso especialmente aos alunos procedentes das redes públicas à universidade, o Colégio de Aplicação (CAp) é uma unidade de ensino médio integral localizada no bairro Novo Botafogo. Setenta alunos do primeiro ano do ensino médio frequentam o novo espaço, que conta com quatro salas de aula, biblioteca, sala de multimídia, amplo terraço, além dos gabinetes administrativos.
Desde fevereiro, as aulas do CAp aconteciam na Cidade Universitária, passando neste semestre para o novo prédio. O convívio no ambiente acadêmico foi positivo aos estudantes, que conheceram as doze graduações oferecidas no pólo. O Colégio de Aplicação, além da base comum do ensino médio, tem o acréscimo no currículo de duas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol); da disciplina Introdução à Metodologia Científica (IMC), oficina de xadrez, reforço semanal e também oferece livros didáticos, transporte e merenda escolar.
- O Colégio de Aplicação foi mais uma das metas de 2010 já cumpridas. Nosso objetivo é dar oportunidade, especialmente aos estudantes da rede municipal, de conquistarem uma vaga no ensino superior. É uma escola modelo para toda a rede, que possibilitará o acesso à universidade e ao mercado de trabalho. Mas que, sobretudo, prepara para a vida, com ensino de qualidade em horário integral e com educação também integral, ressaltou a secretária de Educação, Marilena Garcia. Ela completou que o colégio também é um importante laboratório para pesquisas pedagógicas.
Os interessados em concorrer a uma das sessenta vagas devem ter concluído ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, devendo ser aprovados sem dependência de disciplinas. Deverá ser efetuado o depósito de R$ 10 na conta corrente 12362-5 (Banco do Brasil, agência Macaé 0051-5), tendo como identificador o CPF do recolhedor (responsável ou candidato). O responsável deverá entregar o comprovante de depósito bancário da taxa de inscrição no ato de efetivação da inscrição.
A inscrição definitiva terá que ser feita pelo responsável no CAp, rua Vereador Djalma Salles Pessanha, nº 591, 3º andar, no bairro Novo Botafogo, no período de 25 de outubro a 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. O responsável, além do comprovante original de pagamento da inscrição, precisará apresentar: original e cópia da certidão de nascimento do candidato; duas fotos 3x4 recentes; declaração escolar expedida há no máximo trinta dias ou histórico escolar (datados, carimbados e assinados pela direção da escola, em papel timbrado) de que o candidato está cursando a série no ano vigente.
Efetivada a inscrição, o aluno receberá o ‘cartão de inscrição definitivo’. Esse cartão é o comprovante de identificação do candidato e deverá ser obrigatoriamente apresentado no dia da aplicação das provas das disciplinas do Ensino Fundamental. As provas de Língua Portuguesa e
Redação, Matemática, Geografia, História e Ciências serão aplicadas em 28 de novembro, na Cidade Universitária, rua Aloísio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros. O processo seletivo terá a duração total de quatro horas.
As provas começarão às 9h, mas será permitida a entrada no local até as 8h30. Os candidatos não poderão portar celulares, pagers, ipods, calculadoras ou qualquer outro equipamento eletrônico e ainda livros, apostilas ou outros meios de consultas. Os conteúdos programáticos relativos às provas estão previstos no Caderno de Orientação Curricular (COC) do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Macaé e no anexo I do edital. Do anexo II consta o calendário até a matrícula do estudante.
CAp e Centro Municipal de Idiomas
Na sede do CAp está instalado também o Centro Municipal de Idiomas (CMI), que foi criado com o objetivo de viabilizar aos estudantes do município acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior por meio da aprendizagem de línguas estrangeiras. As aulas começaram em março, na Cidade Universitária, e neste semestre passaram para o prédio no bairro Novo Botafogo. Neste ano, o Centro atendeu a 240 estudantes entre 12 a 18 anos preferencialmente das redes públicas. Foram abertas 160 vagas para Inglês e 80 para espanhol.
O projeto do Centro de Idiomas tem como modelo o Centro Interescolar de Línguas de Brasília, que acumula experiências bem sucedidas desde 1998. Ele é estruturado pelo Marco Comum Europeu de Referência de Línguas, modelo internacional, e tem a proposta de que o estudante conclua o curso dominando uma língua.