Termina na próxima sexta-feira (12) o prazo de inscrição para o processo seletivo de admissão de alunos do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac) em 2011. O edital está disponível no site da Funemac (www.funemac.edu.br). A Secretaria de Educação (Semed) reservou 80% das 60 vagas oferecidas para alunos procedentes da rede pública municipal de Macaé. Nesse fim de semana, os alunos participaram da culminância do projeto “CAp em Ação”, com um passeio a Petrópolis.
Os interessados em uma vaga no CAp devem efetuar depósito de R$ 10,00 na Conta Corrente 12362-5 (Banco do Brasil, Agência Macaé 0051-5), tendo como identificador o CPF do recolhedor (responsável ou candidato). O responsável deverá entregar o comprovante de depósito bancário da taxa de inscrição no ato de efetivação da inscrição, que deverá ser feita pelo responsável no CAp, rua Vereador Djalma Salles Pessanha, nº 591, 3º andar, no bairro Novo Botafogo. As inscrições são feitas até sexta-feira, das 08h às 16h.
O responsável, além do comprovante original de pagamento da inscrição, precisará apresentar: original e cópia da certidão de nascimento do candidato; duas fotos 3x4 recentes; declaração escolar expedida há no máximo trinta dias ou histórico escolar (datados, carimbados e assinados pela direção da escola, em papel timbrado) de que o candidato está cursando a série no ano vigente. As provas de Língua Portuguesa e Redação, Matemática, Geografia, História e Ciências serão aplicadas em 28 de novembro, às 9h, na Cidade Universitária.
CAp: preparando para a vida
O Colégio de Aplicação é uma unidade de Ensino Médio integral da rede pública municipal que se consolida como modelo pedagógico. Ele é uma das metas da Secretaria de Educação para este ano já concretizada. Seu objetivo vai além de possibilitar o acesso à universidade e ao mercado de trabalho, especialmente a alunos oriundos das redes públicas: o CAp busca preparar para a vida, por meio de uma educação integral.
Iniciado em abril, o projeto ‘CAp em Ação’ teve como objetivo sensibilizar os alunos do colégio – 70 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio – para as questões sociais, incentivando ações positivas. Os alunos arrecadaram, até a última sexta-feira (5), artigos de higiene pessoal e, no sábado (6), fizeram uma visita e entregaram as doações ao Sanatório Oswaldo Cruz, uma clínica privada de gestão municipal que assiste a pacientes com deficiências físicas e mentais, localizada em Petrópolis, região serrana do estado.
Para a orientadora pedagógica do colégio, Renata Quintanilha, a superação diária dos pacientes do sanatório é um grande exemplo para os estudantes. “Mesmo com todas as dificuldades físicas e mentais eles estão produzindo, escrevem e dançam. São um exemplo de superação para que os alunos continuem lutando para alcançar seus objetivos. Além disso, foi um grande exercício de ajuda ao outro”, explica.
Os 25 participantes não desanimaram com a chuva que caía em Petrópolis no último fim de semana e cumpriram o cronograma previsto. Depois da manhã no Sanatório, os alunos passaram pelo roteiro cultural da cidade: Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio Quitandinha e a Fábrica de Chocolate.
A aluna Rachel Chaves, 15 anos, destaca o momento em que a turma se emocionou com a interpretação de uma música em italiano por uma adolescente paciente da clínica. “Ela tinha várias limitações, mas se expressava muito bem. Foi muito motivador. Ela é um exemplo de estudante”, disse.
Já a estudante de 16 anos, Denifa Pontes, além do ponto de vista humanitário da visita, valorizou seu valor para o aprendizado da história do Brasil. “A visita ao sanatório fez a gente pensar. Foi válido conhecer esse outro lado da vida para valorizamos mais o nosso corpo e a nossa capacidade intelectual. Mas também gostei de conhecer os pontos turísticos de Petrópolis. É bom aprender a história do Brasil fora da sala de aula. Foi muito prazeroso”, considera.