Foto: Robson Maia
As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade
A Prefeitura de Macaé aguarda parecer final da Assessoria Jurídica da Petrobras para a renovação do convênio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) para ampliação do sistema de monitoramento com instalação de 28 câmeras e integração da chamada 190. Além disso, o governo municipal também aguarda aprovação de outro projeto do Ministério da Justiça que amplia o Prodesmar com a instalação de mais 20 câmeras.
As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade e serão monitoradas pelo Centro de Operações (COBAT) do 32º Batalhão de Polícia Militar. “Isso permitirá a integração de todas as forças de segurança que atuam no município, a partir do momento que vamos poder visualizar possibilidades de risco, com mais velocidade de reação e resposta no envio de viaturas”, explica o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), coronel Edimilson Jório.
A renovação do convênio do Prodesmar pela Petrobras prevê repasse de R$ 2,7 milhões para a instalação das câmeras e do centro de monitoramento. “A prefeitura já fez todo o processo licitatório, só falta homologar o vencedor, processo este que só pode ser anunciado após a assinatura do convênio”, completa o coordenador do GGIM-Macaé.
O comando do 32º Batalhão da Polícia Militar já solicitou ao governo do Estado do Rio de Janeiro a vinda de mais viaturas para reforçar o policiamento na cidade. O comandante, coronel Alnyr Ribeiro, solicitou mais 10 blasers e 70 veículos Volkswagem (Gol) para cobrir a área de abrangência do 32º BPM que compreende seis municípios (Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabú).