logo

Instituição financeira britânica poderá fomentar investimentos em Macaé

14/09/2005 17:45:41 - Jornalista: Janira Braga

Uma reunião entre o grupo britânico ECGD e a comitiva de Macaé liderada pelo prefeito Riverton Mussi (PSDB), ocorrida nesta quarta-feira (14), em Londres, na Inglaterra, poderá resultar em mais investimentos para Macaé. A ECGD é uma instituição financeira do governo britânico responsável pelos setores socioeconômico e de investimento do Reino Unido, com força ainda para dar apoio às negociações de exportação.

- Sempre que empresas do Reino Unido aportam em um país, o grupo ECGD é consultado, através de uma associação britânica, similar à RedePetro – explicou o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, que faz parte da comitiva. Também participam da missão de negócios à Europa o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel e os vereadores pastor Jorge de Jesus (PL) e Maria Helena Salles (PSDB).

Segundo o presidente do Fumdec, o ECGD trata de investimentos das empresas do Reino Unido na América, no Caribe e em alguns pontos da África. “Levantamos a questão de Macaé estabelecer parcerias com empresas do Reino Unido por meio desta instituição financeira que trata de exportação e desenvolvimento regional”, afirmou Jorge Siqueira, acrescentando que a rede de empresários que tem interesse em investir fora do Reino Unido será acionada.

Já o prefeito destacou que o ECGD dá apoio na importação dos equipamentos das empresas britânicas em outros países. “Apresentamos em quais áreas econômicas gostaríamos de aportar na cidade”, ressaltou Riverton. Ele comentou que a comitiva forneceu as informações da indústria de petróleo e gás de Macaé para o responsável pela área de petróleo da ECGD, Peter Crabb e para o assessor econômico do grupo, Stuart Tulverhall. “Informamos à instituição da base de operação logística da Petrobras em Macaé, que fornece apoio às plataformas marítimas”, disse.

DESENVOLVIMENTO - O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, analisou que é importante para o município “manter as portas abertas” com uma instituição como a ECGD, que fomenta recurso em áreas específicas. “Queremos que empresas do Reino Unido venham participar de ações na nossa região e que elas possam assinar contratos de parceria e investimento, com a possibilidade de ter como origem de recursos, uma instituição de fora do país”, disse.

Na avaliação do secretário, após esse contato com a ECGB, existe a possibilidade de que um projeto que não possa ser feito por meio da prefeitura de Macaé ou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), seja concretizado com a busca de recurso internacional. “Caso empresas do Reino Unido se interessem por algum dos nossos projetos, a instituição é habilitada para aportar recursos”, detalhou.

A comitiva também foi nesta quarta no parlamento britânico, onde esteve em contato com informações históricas e políticas do Reino Unido. Nesta quinta-feira (15), o prefeito Riverton Mussi chega a Angola, na África, onde se encontra com a comitiva de empresários de Macaé que já está no continente africano. O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, fazem parte da missão de negócios à África. Já o presidente do Fumdec, o secretário de Indústria e Comércio e os vereadores pastor Jorge de Jesus e Maria Helena Salles estão retornando ao Brasil.