Foi instituída nesta segunda-feira (18), no paço municipal da prefeitura de Macaé, a
Comissão Censitária Municipal, formada por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, associações comerciais, sociedade civil e imprensa. O objetivo da comissão é acompanhar os trabalhos censitários que serão desenvolvidos a partir de abril do próximo ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Macaé.
De acordo com o chefe do IBGE em Macaé e coordenador de subárea do censo, Rony Andrade de Vieira, o levantamento será realizado em todo o território nacional: o censo agropecuário será feito em todos os municípios brasileiros e o censo populacional apenas em cidades com até 170 mil habitantes. Macaé contabilizou na estimativa do IBGE em primeiro de julho deste ano, 160.725 pessoas e portanto, entra nas duas contagens.
Rony explicou que o censo populacional atende o Tribunal de Contas da União (TCU), sendo um dos parâmetros para o repasse de verba federal. Já o censo agropecuário vai pontuar todas as propriedades agrárias, seja de pecuária leiteira, rebanho de corte ou qualquer outra atividade agrícola.
Com a comissão instituída, os membros irão se encontrar periodicamente e irão atuar desde a fase de preparo dos mapas e cadastros que servirão para orientar os recenseadores em campo. O objetivo é concluir o levantamento em três meses após o início da pesquisa. A prefeitura de Macaé vai dar todo o apoio necessário para o censo.