Foto: Flávio Sardou
O instituto passa por uma fase de reestruturação e formalizou parceria para estabelecer cooperação técnico-científica
Com o objetivo de recuperar o seu papel como referência na área de certificação de equipamentos, pesquisas e consultoria, o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) está passando por uma fase de reestruturação, voltado a sua atuação principalmente para a cadeia produtiva do petróleo e ações que proporcionem a melhora da qualidade de vida da população macaense.
Criado como autarquia em 2001, o IMMT tem como principal função atender as crescentes demandas de calibração e ensaios de instrumentos, além de prover soluções para a garantia da qualidade industrial, visando manter-se como referência no mercado da região.
Com a instalação do instituto, Macaé se tornou o único município de médio porte no Brasil que possui dois laboratórios acreditados junto ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial. O órgão conta com outros laboratórios modernos, equipamentos com tecnologia de ponta, técnicos especializados e instalações de padrão internacional.
- O prefeito Dr. Aluízio solicitou que reestruturássemos o institutito e reconhecimento da administração municipal, para garantir a sua contribuição no processo de melhoria da qualidade de vida na Capital Nacional do Petróleo -, apontou Eduardo Neiva, presidente do IMMT.
O IMMT formalizou ainda parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo estabelecer uma cooperação técnico-científica com professores-pesquisadores do Campus Macaé. A parceria possibilitou a instalação de laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas biomédicas, de fármacos e medicamentos, de saúde e sociedade, reunindo a atuação de professores e alunos bolsistas dos cursos de graduação instalados no município.
Serviços de análise de água, calibração e de ensaio de equipamentos de medição, atendendo ao município e região, são outras das atividades oferecidas pelo IMMT, que foi estrategicamente localizado junto às empresas offshore, afim e se configurar no cenário da Bacia de Campos como instituição científica e tecnológica local.
O IMMT está instalado na Rua Alcides da Conceição, 159, no bairro Novo Cavaleiros, no Polo Industrial de Macaé. Informações sobre serviços do instituto podem ser obtidas pelo telefone (22) 2791-3871 ou pelo email immt@immt.rj.gov.br.
Laboratório de Ciências do Esporte
O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia e a UFRJ também inauguraram na última semana o Laboratório Integrado de Pesquisa em Ciências do Esporte (Lapice). Os novos equipamentos serão utilizados para o atendimento a atletas, inclusive os contemplados com o Bolsa Atleta da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur). Além disso, eles vão permitir a maior qualidade das medidas para a produção de pesquisas pela universidade.
Essa iniciativa partiu da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da UFRJ/Macaé, que pretende conciliar as atividades de pesquisa com as de extensão. Seu objetivo é que inovações, possíveis novos produtos e tecnologias sejam alcançadas, a fim de que o esporte e a pesquisa nacionais tenham reconhecimento internacional. O laboratório será ainda uma oportunidade para a capacitação de professores.
Novos projetos
A parceria com a secretaria municipal de Saúde está permitindo ao instituto realizar análise e dar parecer técnico para calibração, certificação e controle de qualidade de audiômetros, balanças e esfignomanômetros (aparalho de medição de pressão), instrumentos utilizados por médicos.
- Essa proposta possui uma relevância nacional, colocando Macaé mais uma vez em destaque devido a importância desse procedimento para a medicina do trabalho. Exames periódicos, admissionais e demissionais são feitos com base nos audiômetros, cuja calibração precisa estar correta, garantindo assim a segurança para o próprio trabalhador. Além disso podemos garantir que os demais aparelhos estão dentro da margem correta de funcionamento -, explicou o presidente.
Outra novidade é que o laboratório do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) deve ser habilitado para operacionalização das análises da vigilância da qualidade da água do município. Atualmente, as coletas de amostras, realizadas pela Vigilância Sanitária são encaminhadas para o Laboratório Central Noel Nutels, localizado no Rio de Janeiro.
A partir da habilitação do laboratório do IMMT, o município ampliará suas ações relacionadas à gestão e ao controle da qualidade da água fornecida às escolas da rede municipal de ensino. De acordo com Eduardo Neiva a instituição, através de parceria com a Fundação Municipal Hospitalar, já promove a análise técnica nos bebedouros situados no Hospital Público Municipal (HPM) e no Hospital da Serra.
Já em parceria com a secretaria municipal de Obras, o instituto tem realizado avaliações do peso específico do material que está sendo retirado do bairro da Nova Holanda para as obras de pavimentação e saneamento básico. Essas medidas de propriedades físicas do solo são feitas para o planejamento adequado das obras, em função de se conhecer melhor o local onde as intervenções serão realizadas.
Medidas como a definição do IMMT como órgão delegado ao INMETRO para metrologia legal e fiscalização metrológica de equipamentos, além da realização de concurso público para ampliar o corpo técnico do instituto, também fazem parte do planejamento do órgão.
- Há oito anos que não é feito concurso para o corpo técnico do IMMT. A proposta é de grande importância para o planejamento de trabalhos que buscamos realizar através do potencial do Instituto -, elogiou Eduardo Neiva.