logo

Integração entre órgãos municipais promove Dia de Beleza infanto-juvenil

18/09/2012 14:12:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Mais de 20 crianças e adolescentes abrigadas pelo Centro Municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cemaia) estiveram, acompanhadas de monitores, nesta terça-feira (18), no Espaço Mulher Cidadã “Erosita França Lecler” para se beneficiarem de cortes de cabelo.

Durante todo o dia, as alunas do curso de cabeleireiros da Subsecretaria de Política para as Mulheres estiveram praticando seus conhecimentos teóricos, cuidando da beleza das crianças e adolescentes.

- Nessa integração com o Cemaia estamos cumprindo determinação da secretária de Desenvolvimento Social, Dra Vânia Deveza que solicitou a subsecretaria da Mulher o atendimento ao público mirim para que eles também tivessem um dia de beleza infantil, disse a coordenadora do Espaço Lecler, Raquel Gomes.

Uma das monitoras que acompanhou o grupo de crianças na parte da manhã, Maria José (54 anos), é cuidadora há vários anos. Ela, que já trabalhou na subsecretaria da Infância e Juventude e no Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) disse que começou a se dedicar à causa infanto-juvenil por sua história de vida, depois que perdeu um filho. Hoje, presta serviço no Cemaia, acolhendo as crianças e adolescentes que possuem vínculos familiares interrompidos. “Muito bom o passeio e o serviço prestado às nossas crianças. Eles precisam disso”, pontuou.

Funcionamento do Cemaia - O principal objetivo do Cemaia é promover a reintegração dos menores às suas famílias, num processo que analisa o desejo do adolescente e dos familiares, avaliando os sofrimentos a serem amenizados para ambos. Quando não acontece esta reaproximação a criança é encaminhada pelo Ministério Público para adoção.

Segundo a diretora, Estela Maris, há 13 anos na instituição, o abrigo tem atuado com foco principal nas carências emocionais e psicológicas de crianças e adolescentes de idades entre zero e 17 anos e onze meses, em risco social, levados em sua grande maioria pelos Conselheiros Tutelares, por motivos de abandono físico, afetivo ou moral. “Muitos são órfãos, ou vítimas de violência doméstica (física, psicológica, sexual e negligência) e violência estrutural (desemprego dos pais e falta de moradia)”.

De acordo com a psicóloga do Cemaia, Flávia Amorim, esta é a primeira vez que as crianças e adolescentes vão fazer cortes de cabelo fora, já que esse tipo de higiene e beleza sempre é feito nas dependências daquele abrigo temporário que funciona como uma Casa-Lar. “Essa integração é muito positiva para nossas crianças, pois serve de estímulo”, afirmou. Ela revelou, no entanto, que o contato com o mundo externo faz parte da rotina deles, quando vão ao médico, ao dentista, ao balé e ao reforço escolar no Cemeaes.

Curso de cabeleireiros – O curso de cabeleireiros da subsecretaria de Política para as Mulheres faz parte do Programa Renda Mulher visa desenvolver ações e serviços relacionados à promoção de políticas comunitárias ao público feminino, possibilitando qualificação e palestras sobre seus direitos. Quanto ao Dia da Beleza é um projeto que tende a elevar a auto-estima de mulheres e do público beneficiado, é ministrado pela professora Jussara Pires e vem sendo desenvolvido desde o mês de fevereiro, com previsão de encerramento no final deste ano.