Integrantes do Conselho de Alimentação Escolar – CAE - visitam o COPA.

09/08/2005 16:01:09 - Jornalista: Cesar Dussac

Oito integrantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), pais de alunos e professores visitaram pela primeira vez, nesta terça-feira (09), todos os setores que compõem o Complexo Popular de Alimentação (COPA). O grupo considerou excelente o Complexo, que tem como função abastecer creches e escolas da rede municipal de ensino do município, desde o recebimento das mercadorias à distribuição, passando pelos locais de armazenamento, além da padaria. Os conselheiros já agendaram visitas esporádicas às creches e escolas.

Os conselheiros constataram que o COPA concentra todos os produtos necessários ao dia a dia das escolas e creches da rede municipal de ensino: todo o material didático usado pela administração e pelos alunos em sala de aula – papéis, cartolinas, giz, lápis e canetas de todos os tipos, cadernos, além de gêneros alimentícios, para confecção da merenda, e produtos de higiene e limpeza.

Os visitantes conheceram o setor de suprimento, que é dividido nos departamentos de material didático e utensílios; de alimentação, com frigoríficos para carnes de frango, bovina e peixes, e manteiga e margarina; de armazenamento de legumes, verduras e frutas e ovos; depósito de cereais: feijão, arroz, farinhas de mesa e fubá, sal e açúcar e óleos; armazenamento de produtos para o café da manhã e lanches – bebidas lácteas, biscoitos salgados e doces, misturas para bolos. Os conselheiros foram unânimes em elogiar as marcas conceituadas dos produtos, sua qualidade, armazenamento e a higiene dos ambientes.

A padaria cativou os visitantes. Com 17 funcionários (16 mais o motorista), comandada pelo funcionário Mardônio, auxiliado por Neuza Pinto, a produção diária é de 20 mil pãezinhos, que chegam ensacados às creches e escolas. “Gastamos de 500 a 600 quilos de farinha de trigo por dia, além de 20 quilos de açúcar e 3 quilos e 600 gramas de sal”, informa Mardônio. Neuza Pinto acrescenta: “Nosso pão é misto, pode ser recheado com doce ou salgado, por causa da dosagem balanceada de açúcar e sal”.

Os conselheiros manusearam os mapas de alimentos, que contêm todas as informações sobre estoque e consumo de gêneros, confeccionados e inspecionados pela coordenadora do setor de suprimento professora Gelda Ribeiro e pela nutricionista Gisele Pacheco, responsável pela elaboração dos cardápios. Com base nos mapas, Gisele verifica se as escolas estão seguindo as instruções para uso dos produtos e a confecção dos cardápios. A nutricionista informa que as escolas servem café da manhã e almoço, enquanto as creches também servem um lanche à tarde. Gisele diz que quando o mapa registra algum procedimento diferente, vai ao colégio para verificar o motivo e adequar o uso dos produtos às necessidades da escola.