Integrantes do Programa Nova Vida participam da campanha 'Setembro Amarelo'

09/09/2023 10:12:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Evento aconteceu na tarde de quarta-feira (6/9)

Cerca de 200 membros do Programa Nova Vida participaram, na tarde de quarta-feira (6), da programação da campanha Setembro Amarelo, que contou com a palestra da psicóloga Zerife Dias, que ministrou o tema "Saúde Mental no trabalho". A programação realizada no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária foi marcada por interatividade, dinâmicas e orientações. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. O lema deste ano é "Se precisar, peça ajuda!".

Durante a programação, o coordenador do programa Nova Vida, Douglas Fontes, repassou as principais recomendações do programa e destacou a preocupação com o bem-estar e saúde mental dos participantes. “Este mês é muito importante para levarmos os membros a maiores reflexões sobre o cotidiano, a vida e as emoções. Agradecemos à psicóloga Zerife pela participação, que também passou pelo programa e hoje é um profissional que nos deixa orgulhosos”, comentou.
Para a "Nova Vida" Ana Clara Felipe da Silva fazer parte do programa é um sonho realizado. "Gosto de todas as ações, como palestras, workshops e outras atividades. A palestra de hoje foi maravilhosa e nos levou a pensar bastante sobre a vida”, contorno. Da mesma opinião é Nicollas Santos."Este tema 'Setembro Amarelo' é muito importante. Gostei muito desta palestra", contornou.
Emocionada, a palestrante Zerife Dias destacou que estar diante de adolescentes de um programa que ela fez parte em 1999 é um momento inesquecível.


"Passei pelo programa e aproveitei as oportunidades. Agora estar aqui me faz lembrar de tudo que eu passei e da importância de iniciativas como estas, que destacam políticas públicas em prol do desenvolvimento”, explicou.

Ela pontuou para os jovens questões como promoção e qualidade de vida e como lidar com as emoções. "A sociedade precisa de cidadãos que façam a diferença. Temos que refletir que a vida tem e faz sentido, temos que dialogar. O jovem é muito intenso em suas emoções, o que pode acarretar problemas como depressão. A palestra foi voltada para o cuidado , zelo, valores, respeito, não violência e comunicação. Estou muito feliz com a participação de todos", salientou.


 

Programa
Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores do município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. A administração municipal considera que a "Nova Vida" e a "Guarda Mirim" são programas sociais que oportunizam aos jovens a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.


Fotos Relacionadas