Foto: Clinton Davisson
Mais de 200 pessoas estão inscritas no curso, que já começou
O Intensivão Preparatório para Concurso, que está sendo oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é um verdadeiro sucesso. Prova disso é que mais de 200 pessoas estão inscritas no curso, que já está sendo ministrado no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP) e nas escolas municipais Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro, e Professor Samuel Brust, na Barra. As aulas também estão previstas para acontecer na região serrana a partir da segunda-feira (16), no Colégio Municipal Pedro Adami, situado no distrito de Córrego do Ouro.
Voltado para os candidatos aos cargos de nível fundamental incompleto (5º ano de escolaridade, antiga 4ª série), o Intensivão Preparatório para Concurso tem duração de 30h. São três turnos disponíveis: manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (19h às 22h), de segunda-feira a sexta-feira. As aulas terminam dia primeiro de fevereiro. O secretário de educação, prof. Guto Garcia, explica que o objetivo da programação é atender da melhor forma aos alunos e destacar questões do conteúdo programático pautados por professores especializados:
- Esta é a oportunidade para os alunos se prepararem através de um programa que foi baseado em editais públicos dos últimos concursos e exercícios diversificados. Estamos realizando este preparatório desde 2011, quando ministramos a primeira fase de cursos preparatórios, que apresentaram uma expressiva procura, assim como está sendo agora - observou.
A maior parte dos estudantes do Intesivão está em busca da tão almejada estabilidade. É o caso de Maria das Graças Crespo, que estava há 40 anos sem estudar. Este é o segundo módulo que a coordenadora de turma do Colégio Municipal Edda Daflon participa: “Quero aprender coisas novas e revisar tudo que eu aprendi para fazer bonito e me tornar uma servidora pública do município”, disse.
Aluna da mesma turma, a dona de casa Marcela Oliveira dos Santos, afirma que fez questão de fazer parte do Intensivão para tentar recuperar o tempo perdido: “Muito do conteúdo que está sendo passado já tinha esquecido. Mas, vou fazer de tudo para aprender da melhor forma e realizar meu sonho de me tornar uma funcionária pública”, falou a moradora do bairro Novo Horizonte, que vai aproveitar as horas vagas para estudar com o filho Ricardo dos Santos.
No entanto, o curso também está servindo para incentivar as pessoas a voltar a estudar. Uma delas é a dona de casa Fátima Freire. Desempregada, a moradora das Malvinas diz que o Intensivão é uma oportunidade para ela rever matérias e voltar a estudar: “Estudar é muito bom. Este curso é maravilhoso. Não quero mais parar nos estudos. Se for aprovada quero ir mais longe e até cursar uma faculdade”, contou.
No conteúdo do Intensivão, estão incluídas aulas de Língua Portuguesa I, Matemática I e Lei Orgânica. Durante esta segunda etapa, os alunos estão tendo a oportunidade de se preparar através de exercícios e simulados, que são considerados essenciais. Tanto que o professor de Matemática, Paulo Sérgio Pereira Neves, que há dez anos leciona a disciplina, afirma que os estudantes de cursos preparatórios têm um perfil diferente:
- Eles são interessados, disciplinados e sempre querem fazer exercícios tanto em sala de aula quanto em casa. Incluí no conteúdo deste curso interpretação de contas, raciocino básico e conhecimentos básicos referente ao conteúdo programático. Os alunos de intensivão costumam ser muito dedicados - pontuou.
Da mesma opinião é a professora das disciplinas de Língua Portuguesa e Lei Orgânica, Verônica Berardo, que vai ministrar as aulas no Colégio Municipal Pedro Adami, na Serra: “Desde o primeiro módulo do curso pude perceber a garra e o empenho daqueles, que estão focados na aprovação do concurso. Por isso, vou destacar muitos simulados e questões primordiais para entender os 255 artigos da Lei Orgânica, além de gramática e interpretação de textos”, finalizou Verônica.