logo

‘InterAção Cultural’ movimenta crianças da Ajuda de Baixo

21/03/2024 13:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Cinco oficinas foram realizadas na E.M.E.I Amcorin

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Superintendência de Educação Integrada, realizou, nesta quinta-feira (21), das 8h às 13h30, o terceiro ‘InterAção Cultural’ de março. O projeto foi levado à Escola Municipal de Educação Infantil Amparo e Cooperação à Razão Infantil (E.M.E.I. Amcorin), no bairro Ajuda de Baixo. A unidade atende crianças de 3 a 5 anos de idade, do Maternal II ao Pré II.

Cinco atividades estiveram na programação: oficina de Musicalização, com o professor Anderson Aprígio; oficina de Artes, com a professora Cida Paganoti; oficina de Recreação, ministrada pela equipe da Coordenação de Esportes da Semed; Animação Cultural, com o palhaço Zé Cueca, e Contação de Histórias, com o grupo Historiarte.



“Esta é a terceira ação de março do projeto, que acontece às quintas-feiras. O projeto foi levado à E.M.E.I. Professora Cândida Maria da Silva Vieira, no bairro Cajueiros, e à Escola Municipal Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal, no Parque Jardim Franco. Em abril, ele será levado, no dia 4, ao Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, na Praia Campista; no dia 11, à E.M.E.I. Maria Cecília Tourinho Furtado e, no dia 30, à Escola Municipal Dr. Juventino da Silva Pacheco Jucelino Pacheco, na Barra de Macaé, excepcionalmente numa terça-feira, para a celebração do aniversário da escola”, informou a coordenadora de Cultura e Eventos da Secretaria de Educação, Ivana Drummond.




A diretora da E.M.E.I. Ancorin, Lidiana Monteiro, ressaltou a importância do InterAção Cultural.



“Estamos felizes por receber pela primeira vez o InterAção Cultural. Mas o palhaço Zé Cueca e os contadores de história do Historiarte sempre estão aqui. Além disso, a cada sexta-feira, fazemos o Sexta Cultural, preparado pelos professores da escola, com atividades de musicalização e de teatro. Nossas crianças já têm a vivência da música na escola e aguardam com expectativa as atividades da Sexta Cultural. Estes projetos demonstram o respeito com a primeira infância, que é a base. Com um bom alicerce, a casa não cai. Eles fazem diferença, porque trazem encantamento. A escola tem que ser o lugar de encantamento, do lúdico, da vivência na interação e na brincadeira”.





“Eu amo. Gosto de estudar, do palhaço e da aula de artes’, disse a aluna do Pré II, Liz Helena Gomes, 4 anos de idade. Professora do Maternal II, Elen Cristina Santos, completou: “A diversidade de atividades proporciona à criança interagir, o seu desenvolvimento social. Assim, ela se expressará melhor. Por isso, é importante que a criança esteja na escola para se socializar. Em nosso ambiente tudo e compartilhado e com significados para ela”.




A escola está em fase final de montagem de sua sala de leitura e possui uma área chamada de Chuveirão, com cinco chuveiros para a diversão das crianças.


Fotos Relacionadas