logo

Interações, reflexões e avanços celebram o Dia Mundial da Água em Macaé

22/03/2025 09:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

A programação começou no início da semana

Macaé tem muito a celebrar no Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22). A semana foi marcada por interações e reflexões quanto à conscientização sobre os impactos ambientais, boas práticas para a preservação da água e, também, pelos avanços no tratamento e cuidado dos recurso hídricos do município.

A programação alusiva à data começou com palestras em diversas escolas do município durante toda a semana e envolveu cerca de 700 alunos. Desenvolvida pela Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Prefeitura de Macaé, em parceria com o Instituto BW, na edição de quinta-feira (20), alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) participaram da oficina "Impactos do lixo na vegetação marinha" e tiveram a oportunidade de se integrar à palestra de Thiago Graça (zootecnista e educador Ambiental do Instituto BW), que foi elogiada pelos participantes ao apresentar animais silvestres e marinhos. Entre eles estavam Reuel de Souza, do 7º ano, e Mateus Mota, do 6º ano.


"Gostamos muito de saber a respeito dos golfinhos, tartarugas marinhas e baleias. Com certeza temos que ter uma visão cuidadosa sobre esses animais", contou Mateus.

Durante a oficina com abordagem sobre cuidados com a água, fauna marinha e impactos nocivos do lixo despejado na água, Thiago Graça destacou questões como fauna marinha, a exemplo de baleia, tartaruga e golfinhos, além de aves marinhas, como o pinguim de Magalhães.

"Nesta região aparece muito o golfinho conhecido como boto cinza e os pinguins surgem no país entre os meses de junho a agosto", citou. A previsão é que a ação se estenda no próximo semestre. Outro tema que atraiu o interesse dos alunos foi o impacto quanto ao despejo de lixo nos mares que causa problemas nocivos para os animais. A programação foi aprovada pela professora de Inglês Patrícia Carvalho. "Com certeza este tema é muito relevante e agrega conhecimentos para os alunos", citou.

A ação da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima reforça o compromisso da administração com a conscientização ambiental e a sustentabilidade. Para o Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Phelipe Salgado, esta é uma programação de suma importância.

"Comemoramos o Dia Mundial da Água com grande entusiasmo e conscientização. Nossa programação especial contou com muitas atividades, apresentações de teatro, palestras educativas sobre a fauna marinha e visitas às escolas locais. O ponto alto da celebração foi a participação de mais de 700 crianças, que se juntaram a nós para aprender, se divertir e se conscientizar sobre a importância da água em nossas vidas. Juntos, podemos fazer a diferença e proteger esse recurso precioso para as gerações futuras. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso dessa iniciativa. Vamos continuar trabalhando juntos para promover a conscientização e a preservação da água, nosso bem mais valioso", ressaltou.

Estiveram na oficina do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel a Coordenadora de Políticas Públicas da secretaria, Monique Franco; e a Coordenadora de Assuntos Institucionais, Gestão de Riscos e Compliance, Taty Porto.

Avanços no tratamento de recursos hídricos
A Prefeitura de Macaé vem investindo para preservação dos Recursos Hídricos, que são nossas fontes de produção de água potável para distribuição em toda Região Serrana.

Foi implantado um sistema de tratamento de esgoto no Distrito do Frade, na Região Serrana de Macaé, com o objetivo de promover o saneamento básico da localidade e garantir cuidados com a saúde e o bem estar da população local.  A ação atende a Lei 14.046/2020 - Lei Geral do Saneamento Básico, que estabelece a necessidade de ampliação, buscando a universalização dos serviços de esgotamento sanitário. Essa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) possui vazão de 3,0 L/s para atender 1621 habitantes da região, sendo 6.411 metros de rede de coleta de esgoto, 1.390 metros linhas de recalque e 8 estações elevatórias. Com o tratamento terciário, há remoção de no mínimo 85% de poluentes. Com isso, Macaé impede que mais de 259.000 litros de esgoto sejam lançados em nossos rios por dia.


A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Córrego do Ouro revitalizada em 2024, também ampliou o serviço de saneamento com foco na qualidade de vida da população da região. A unidade, que funciona na Fazenda Vitória, na entrada do distrito, funciona com quatro operadores e quatro assistentes, em plantão de 24 horas de trabalho, e garantiu a ampliação da capacidade de produção de água em Córrego do Ouro, triplicando a produção de água tratada, de 20 para 60 L/s (litros por segundos) e reformou por completo a unidade de tratamento, que está em operação desde 2008.


A Prefeitura de Macaé também vai ampliar o sistema de abastecimento de água, aprimorando a estrutura de fornecimento que atende os moradores de Glicério, Óleo e Trapóleo. A apresentação, com o detalhamento do projeto por técnicos da Secretaria Executiva de Saneamento, aconteceu no dia 13 de março e o objetivo é expandir e modernizar o sistema de abastecimento, atendendo melhor à população e evitando problemas de falta de água.

O Secretário Executivo de Saneamento, Ricardo Moreira, explicou os principais benefícios do projeto.

"A água será tratada e segura para consumo, consequentemente, haverá redução de doenças relacionadas à água contaminada. Teremos menos interrupções de fornecimento e maior eficiência, além da melhoria da infraestrutura urbana", salientou.

As obras para a nova rede incluem a substituição de toda tubulação que vai do Óleo ao Trapóleo por bitolas maiores, além da criação de novas redes, garantindo o fornecimento de água tratada de maneira segura aos moradores dos trechos beneficiados. As etapas preveem seis fases de atuação, desde a execução até a finalização prevista para o próximo mês de junho.


As intervenções vão ao encontro da política do governo municipal de aprimorar a infraestrutura da cidade, tanto no perímetro urbano, como na região serrana do município. Cuidar das nossas águas é cuidar da nossa saúde. Não desperdice água! 


Fotos Relacionadas