Foto: Arquivo Secom
A programação começou no início da semana
Macaé tem muito a celebrar no Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22). A semana foi marcada por interações e reflexões quanto à conscientização sobre os impactos ambientais, boas práticas para a preservação da água e, também, pelos avanços no tratamento e cuidado dos recurso hídricos do município.
A programação alusiva à data começou com palestras em diversas escolas do município durante toda a semana e envolveu cerca de 700 alunos. Desenvolvida pela Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Prefeitura de Macaé, em parceria com o Instituto BW, na edição de quinta-feira (20), alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) participaram da oficina "Impactos do lixo na vegetação marinha" e tiveram a oportunidade de se integrar à palestra de Thiago Graça (zootecnista e educador Ambiental do Instituto BW), que foi elogiada pelos participantes ao apresentar animais silvestres e marinhos. Entre eles estavam Reuel de Souza, do 7º ano, e Mateus Mota, do 6º ano.
Durante a oficina com abordagem sobre cuidados com a água, fauna marinha e impactos nocivos do lixo despejado na água, Thiago Graça destacou questões como fauna marinha, a exemplo de baleia, tartaruga e golfinhos, além de aves marinhas, como o pinguim de Magalhães.
"Gostamos muito de saber a respeito dos golfinhos, tartarugas marinhas e baleias. Com certeza temos que ter uma visão cuidadosa sobre esses animais", contou Mateus.
A ação da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima reforça o compromisso da administração com a conscientização ambiental e a sustentabilidade. Para o Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Phelipe Salgado, esta é uma programação de suma importância.
"Nesta região aparece muito o golfinho conhecido como boto cinza e os pinguins surgem no país entre os meses de junho a agosto", citou. A previsão é que a ação se estenda no próximo semestre. Outro tema que atraiu o interesse dos alunos foi o impacto quanto ao despejo de lixo nos mares que causa problemas nocivos para os animais. A programação foi aprovada pela professora de Inglês Patrícia Carvalho. "Com certeza este tema é muito relevante e agrega conhecimentos para os alunos", citou.
Estiveram na oficina do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel a Coordenadora de Políticas Públicas da secretaria, Monique Franco; e a Coordenadora de Assuntos Institucionais, Gestão de Riscos e Compliance, Taty Porto.
"Comemoramos o Dia Mundial da Água com grande entusiasmo e conscientização. Nossa programação especial contou com muitas atividades, apresentações de teatro, palestras educativas sobre a fauna marinha e visitas às escolas locais. O ponto alto da celebração foi a participação de mais de 700 crianças, que se juntaram a nós para aprender, se divertir e se conscientizar sobre a importância da água em nossas vidas. Juntos, podemos fazer a diferença e proteger esse recurso precioso para as gerações futuras. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso dessa iniciativa. Vamos continuar trabalhando juntos para promover a conscientização e a preservação da água, nosso bem mais valioso", ressaltou.
As obras para a nova rede incluem a substituição de toda tubulação que vai do Óleo ao Trapóleo por bitolas maiores, além da criação de novas redes, garantindo o fornecimento de água tratada de maneira segura aos moradores dos trechos beneficiados. As etapas preveem seis fases de atuação, desde a execução até a finalização prevista para o próximo mês de junho.
"A água será tratada e segura para consumo, consequentemente, haverá redução de doenças relacionadas à água contaminada. Teremos menos interrupções de fornecimento e maior eficiência, além da melhoria da infraestrutura urbana", salientou.