Foto: Assessoria BRK
Bairro recebeu obras de macrodrenagem e atualmente está sendo implantado o sistema exclusivo que vai permitir a coleta e o tratamento de esgoto da localidade
Nos últimos anos, a Aroeira, um dos bairros mais tradicionais de Macaé-RJ, tem passado por uma série de obras de saneamento que visam transformar o bairro. Isso inclui o programa de drenagem realizado na localidade para o escoamento das águas das chuvas e o combate aos alagamentos. Agora, as intervenções realizadas são para a ampliação do sistema exclusivo para coleta, permitindo que o esgoto do bairro seja levado para tratamento na Estação operada pela BRK. E a concessionária divulgou a programação que indica os trechos que passarão por intervenções, gerando alterações temporárias na rotina e na circulação. Confira, lembrando que há possibilidade de modificação no cronograma semanal por motivos técnicos ou climáticos.
A previsão indica que no sábado (2), a concessionária trabalhe na execução das redes exclusivas de esgoto na Rua Francisco Alves Machado (entre a Aloisio Pinto de Andrade e Otto Pacheco), onde haverá bloqueio total ao trânsito de veículos. Já na Rua Aloisio Pinto de Andrade (entre a Prefeito Juvenal Barreto e a Francisco Alves Machado), a previsão é de interdição parcial para o avanço das equipes. Em ambos os trechos, a rede coletora será implantada utilizando o método não destrutivo (MND), um processo com instalação de tubos subterrâneos sem a necessidade de grandes escavações, minimizando impactos ao trânsito e na rotina da localidade. Porém, para a garantia da segurança de quem trafega pelo trecho, as alterações temporárias são necessárias.
Os trabalhos para a travessia de redes entre as ruas Francisco Alves Machado e Erozina Nolasco de Abreu, também utilizando o método não destrutivo, seguem nos próximos dias, podendo gerar mudanças temporárias no trânsito em um trecho da via principal do bairro: a Rua Alcides Mourão (na altura do semáforo). Na Rua Otto Pacheco (entre as ruas Alzira Maria da Silva Guimarães e Alcebíades de Azevedo) as obras para a implantação do sistema exclusivo de esgoto também seguem com a execução de redes, o que gera alterações temporárias no fluxo de veículos. E na Joaquim Alberto de Brito Pinto (entre as ruas Francisco Alves Machado e Alzira Maria da Silva Guimarães), as obras são de redes exclusivas e poços de visita (PVs).
Já na Rua Luís Alves de Lima e Silva (entre a Rua Alcides Mourão e a Rua Louis Pasteur), o sistema “pare e siga” para quem circula entre o Jardim Santo Antônio e a Aroeira será implantado para que as atividades para recomposição do pavimento sejam concluídas.
– Todas as obras que estão sendo feitas na Aroeira, vão trazer uma nova realidade quando concluídas e o sistema exclusivo estiver liberado para ligação dos imóveis. Assim como as demais frentes do saneamento, o esgoto tratado traz mais saúde e bem-estar aos moradores, e valoriza o bairro – pontua Sergio Zau, gerente de Engenharia e Obras da BRK Macaé.
Novas Estações Elevatórias
O sistema de esgotamento sanitário, geralmente, é projetado de forma que o esgoto escoe do encanamento das casas e siga, pela força da gravidade, pelas redes exclusivas. Mas, quando esse fluxo não é possível, entra em cena a Estação Elevatória (EEE). Trata-se de uma espécie de poço equipado com bombas instaladas no fundo, que auxiliam o transporte do esgoto do ponto mais baixo para um ponto mais elevado, até chegar na estação de tratamento de esgoto (ETE).
E para garantir que o esgoto da Aroeira chegue à Estação de Tratamento Centro, intervenções serão realizadas para o funcionamento de duas dessas estruturas no bairro. A primeira obra, prevista para acontecer a partir do dia 4 de novembro, será para a instalação da elevatória da Rua Otto Pacheco, que ficará com um bloqueio total no trecho entre as ruas Francisco Alves Machado e Alcebíades de Azevedo até o final dos trabalhos.
A segunda, com previsão de início no dia 11 de novembro, acontecerá na elevatória da Rua Alcides Mourão, que terá a capacidade de vazão ampliada. Neste caso, não há previsão de fechamento total do trecho entre as ruas Francisco Alves Machado e Alcebíades de Azevedo, mas há necessidade de atenção redobrada à sinalização para evitar acidentes, que não sejam estacionados veículos em via pública onde haverá a circulação das equipes e máquinas e que o embarque e desembarque de passageiros seja realizado somente em locais seguros.
Dúvidas e solicitações
Para orientar sobre os trechos em que realiza intervenções, a BRK, além de divulgar semanalmente a programação das obras de esgotamento sanitário previstas, entrega aos moradores e proprietários de comércios situados nos trechos impactados, comunicados impressos.
A concessionária ressalta que, em caso de dúvidas e solicitações, estão disponíveis ainda os canais de relacionamento pelos telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), que também recebe mensagens pelo WhatsApp, além do e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.