logo

IV Conferência dos Idosos reúne cerca de 200 participantes no CCI

19/06/2015 15:01:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Guga Malheiros

Ações que privilegiem a promoção da pessoa idosa são discutidas

"Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por um Brasil de todas as idades". Este foi o tema abordado na IV Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrido nesta sexta-feira (19), no Centro de Centro de Convivência do Idoso (CCI), que reuniu cerca de 200 idosos, incluindo a Guarda Sênior do Município.

Promovida pelo Conselho Municipal do Idoso de Macaé (Conim) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SMDSDH), a IV Conferência do Idoso formou a mesa de abertura com o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Bruno Vilela, que representou o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, a representante da secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e do Conselho Estadual, Maria da Penha Franco, a presidente do Conim, Mariléa Ramos e a participante das atividades do CCI, Adair Oliveira.

Na abertura, Bruno Vilela destacou a importância do evento para a população idosa.

- É a oportunidade de nortear as políticas públicas para a pessoa idosa, reconhecendo suas necessidades e demandas, uma vez que essa população cresce acima da média das demais faixas etárias e dependem de atenção específica, principalmente, nas áreas do desenvolvimento social e direitos humanos, saúde e mobilidade – pontuou.

Uma das finalidades da IV Conferencia do Idoso foi a implementação de políticas e ações que privilegiem a promoção, defesa e proteção da pessoa idosa, além de sensibilizar a sociedade civil para a questão do envelhecimento progressivo da população. “A conferência foi aberta a toda sociedade interessada no diálogo pela promoção de políticas publicas para idosos. Este é um momento da sociedade refletir sobre o andamento da Política Nacional do Idoso (PNI) no município e debater possíveis melhorias”, disse a presidente do Conim, Mariléa Ramos.

Na mesa de debates a representante do Conselho Estadual, Maria da Penha Franco, discorreu sobre o “Envelhecimento Populacional na Agenda das Políticas Públicas”. Ela explicou que o reconhecimento mundial sobre o envelhecimento da população já foi amplamente reconhecido como uma das conquistas deste século, relatando que os desafios agora são a equidade, dignidade humana, direitos e responsabilidade social.

- O Brasil é signatário do Plano Internacional de Ação para o Envelhecimento. Assim, precisamos difundir o estudo conceitual, estratégico, político e operacional da intersetorialidade na execução das políticas sociais assim como do protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – assegurou.

Durante o evento, que contou com a participação de membros representantes de órgãos públicos, organizações de trabalhadores e representantes de conselhos, foram realizados debates e grupos de trabalhos abrangendo os seguintes eixos temáticos: gestão (programas, projetos, ações e serviços), financiamento (fundos de pessoas idosas e orçamento publico) e participação (política e de controle social).

Na parte da tarde o Coral da Petrobras Bacia de Campos se apresentou com um repertório de músicas variadas que encantou a melhor idade e na plenária final os participantes deliberaram propostas e elegerem delegados para representar Macaé na Conferência Estadual.