No próximo final de semana, de sexta a domingo, professores de Macaé e de várias instituições de ensino do país e do exterior estarão reunidos, no Centro de Convenções jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) e no Colégio Barroco Lopes, para trocar experiências, divulgar pesquisas acadêmicas e refletir sobre a construção do conhecimento matemático, no IV Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro.
O Encontro, realizado pelo Grupo de Matemática de Macaé (GRUMM) e secretaria municipal de Educação, com o apoio da prefeitura de Macaé, é uma promoção da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio de Janeiro, com o apoio da Faperj e do Colégio Barroco Lopes. Durante o 4º Encontro acontece o 2º Fórum Ibero-Americano de Educação Matemática, tendo como debatedores educadores do Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.
Estarão participando educadores das diferentes modalidades do ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior. A abertura do evento será na sexta-feira (1º), no Macaé Centro, com credenciamento, às 15h. A palestra de abertura, às 19h30, tem como tema: “Explorar e investigar matemática: desafio para aluno e professor” e será proferida pelo professor João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa.
No sábado (02), acontecem os mini-cursos, no Colégio Barroco Lopes, às 8h e às 13h30, direcionados a professores do Ensino Fundamental, Médio, Superior e Educação de Jovens e Adultos. Acontecem também mini-cursos em Laboratório de Informática. Às 18h, assembléia da SBEM.
No domingo (03), a partir das 8h, no Macaé Centro, serão realizadas mesas redondas. Na parte da tarde, a partir das 13h30, começa o II Fórum Ibero-Americano de Educação Matemática, com palestra de abertura “Globalização em educação matemática: um desafio para a realidade?”, tendo como debatedores os professores João Pedro da Ponte (Universidade de Ciência da Universidade de Lisboa); Joaquín Gimenez Rodrigues (Universidade de Barcelona); Jorge Enrique Sagula (Universidade de Lujan, Argentina); Lurdes Serrazina (Instituto Politécnico de Lisboa/Escola Superior de Educação); Madd Damião Júnior (Universidade Severino Sombra); Vânia Maria Pereira dos Santos (Wagner – IM – UFES – Universidade Federal do Espírito Santo/ Instituto de Matemática da UFRJ).